A Conferência que ocorrerá no dia 24 de abril, das 09h às 12h e das 14h às 17h, é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura em conjunto com a produção cultural e tem como objetivo promover e articular novas propostas na área da Cultura para a cidade e, com isso, apoiar e fortalecer toda e qualquer manifestação cultural, de modo a também consolidar a participação da sociedade civil na gestão das políticas públicas municipais.

A X Conferência Municipal de Cultura de Diadema/2021 ocorrerá no dia 24 de abril, das 09h às 12h e das 14h às 17h, e é organizada pela Secretaria Municipal de Cultura em conjunto com a produção cultural e tem como objetivo promover e articular novas propostas na área da Cultura para a cidade e, com isso, apoiar e fortalecer toda e qualquer manifestação cultural, de modo a também consolidar a participação da sociedade civil na gestão das políticas públicas municipais.

O encontro será virtual e terá a participação de moradores, produtores culturais e agentes públicos, (esses vinculados à Secretaria de Cultura), todos obrigatoriamente com idade mínima de 16 anos. O tema central a ser debatido nesta edição é “Revisão do Plano Municipal de Cultura: um ponto de partida”, por meio de 03 (três) eixos a seguir indicados:

– Formação (cursos, oficinas, palestras, workshops) voltada para a produção cultural do município;

– Programas e Projetos de Fomento;

– Gestão Cultural Compartilhada;

Na X Conferência Municipal de Cultura, será eleito o novo Conselho Municipal de Cultura, com mandato de dois anos. Serão eleitos 16 (dezesseis) Conselheiros, sendo 08 (oito) representantes do Poder Público e 08 (oito) da sociedade civil. O Conselho Municipal de Cultura tem o papel de acompanhar a execução das políticas públicas e também contribuir com propostas para a implementação de novas políticas para a área.

Pré-conferências

Para levantar propostas a serem discutidas e aprovadas na X Conferência Municipal de Cultura e indicar candidatos à eleição do Conselho Municipal de Cultura, nos dias 10 e 17 de Abril, das 09h às 12h e das 14h ás 17h, serão realizadas as Pré-Conferências.  Nesses dois dias serão formados oito grupos de trabalho, divididos em oito segmentos (Câmaras Setoriais) que devem construir até quatro propostas por eixo debatido, ou seja, serão três eixos e para cada eixo até quatro propostas deverão ser apresentadas na plenária da Conferência.

As inscrições para as Pré-Conferências e para a X Conferência Municipal se darão de forma única e se iniciam no dia 02 de abril, através do link: https://forms.gle/1FojKavtM2Dt3vEg6 e vão até às 12h do dia 22 de abril de 2021. Já para aqueles que pretendem se candidatar ao Conselho Municipal de Cultura a inscrição se dará através do link https://forms.gle/1FojKavtM2Dt3vEg6 até as 12h do dia 15 de Abril de 2021.

IMPORTANTE: participarão das duas  Pré-Conferências SOMENTE os inscritos, respectivamente, até as 12h dos dias 08 e 15 de Abril de 2021.

Secretaria de Cultura de Diadema