O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema informa que a aplicação das doses de vacina antirrábica em cães e gatos agendada rotineiramente para a última semana de cada mês será suspensa em novembro. A alteração deve-se à manutenção na câmara de vacinas do serviço e, em dezembro, será anunciado novo calendário para vacinação animal.
De acordo com a Deliberação CIB nº 169, de 15 de dezembro de 2021, que leva em consideração a situação da raiva no Estado de São Paulo e a experiência dos estados da região Sul do Brasil (ausência de campanha anual de vacinação desde 1995, sem que tenha havido retorno da circulação de variante 2 nos referidos estados), ficam suspensas as campanhas, a partir de 2022, no estado. Fica mantida apenas a vacinação de rotina.

Qual animal pode se vacinar
Em 2022, foram vacinados com a dose antirrábica 1.988 animais, sendo 1.310 cães e 678 gatos. Podem tomar a vacina contra a raiva apenas animais com mais de três meses de idade, com exceção de fêmeas prenhes ou com suspeita de estarem, pois podem abortar, e animais que estão em tratamento para doenças ou muito debilitados, pois algumas medicações podem influenciar na efetividade da vacina. O imunizante protege contra a raiva pelo período de um ano, por isso é importante receber a dose anualmente.

Serviço:
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Diadema
Rua Ipoá, 131 – Inamar. Tel.: 0800 77 10 963

Por Renata Nascimento
Foto: Adriana Horvath