11 de setembro de 2014

Por Iara Luz

O Programa Circo Escola de Diadema ganhou o prêmio “Funarte Caixa Carequinha de Estímulo ao Circo”. O projeto concorreu com outros 200 trabalhos inscritos de todo o País e ficou entre os 20 premiados. No entanto, Diadema foi o primeiro município do Estado de São Paulo a ser contemplado no quesito formação cultural.

O prêmio é um valor em dinheiro e segundo a coordenadora do Circo Escola, Viviane Tapia, a verba será utilizada para expansão das 36 oficinas em artes circenses que o programa realiza para pessoas de todas as idades. “Além do reconhecimento da linguagem circense como formação o Prêmio Funarte mostra a importância desse trabalho para a cidade de Diadema”, afirma.

Dos vinte trabalhos contemplados, só três eram de São Paulo. Para concorrer às premiações, iniciativa da Fundação Nacional das Artes (Funarte), todos os anos o órgão federal abre edital para escolha das melhores atividades em circo. Os prêmios variam de R$ 15 mil a R$ 150 mil e visam à renovação e a manutenção da infraestrutura dos circos brasileiros.

Outras premiações –
Esta não é a primeira vez que o Circo Escola de Diadema ganha um prêmio. Em 2012, por meio do Ministério da Cultura, o Programa foi premiado com valores que resultaram na criação do Pontinho de Cultura, que desenvolve ações com as crianças utilizando as artes circenses. Nesse mesmo ano, o Programa foi novamente contemplado, desta vez com o “Funarte Petrobras Carequinha de Estímulo ao Circo”.

O Projeto Circo Escola Diadema completará este ano sete anos de atividades. Sua criação é uma parceria entre a Associação Cultural e Educacional Circense Tapias Voadores e a Prefeitura da cidade, que resulta na realização de oficinas de formação.

Esse trabalho acontece por meio das secretarias de Cultura e Educação e, anualmente, atende cerca de 1.600 pessoas. As capacitações são gratuitas e são as seguintes: Circo Teatro, Ballet, Literatura, Capoeira Show, Ginastica Circo para Melhor Idade, e Circo (acrobacia, manipulação, equilíbrio, comicidade, contorcionismo e aéreos).

Além do trabalho de formação, o Circo Escola realiza outras ações com a comunidade, onde se destacam o curso de pães por meio do Programa Padaria Artesanal, do Fundo Social de Solidariedade do Governo do Estado, e  sala multiuso para realização de ginástica, aulas de dança e capoeira.
O Circo Escola está localizado na Avenida Afonso Monteiro da Cruz, 259, no Jardim União, região sul de Diadema.