Diversas entidades acompanharam apresentação de projetos ligados ao setor, em evento coordenado por comitê de políticas públicas do Programa Prefeito Amigo da Criança

A Prefeitura de Diadema realizou na tarde desta quarta-feira (23), no auditório do Quarteirão da Saúde, um seminário sobre o Plano Municipal para Infância e Adolescência. As secretarias puderam apresentar campanhas e ações que se relacionam com o Programa Prefeito Amigo da Criança, iniciativa da Fundação Abrinq que visa a reconhecer os gestores que garantem o exercício dos direitos das crianças.

No seminário, foram abordadas algumas das 88 ações em curso na cidade ligadas à infância ou adolescência, 12 delas envolvendo a atuação coordenada de várias secretarias. Também foi distribuído às autoridades um projeto-piloto do plano em atualização.

O grupo que discute as mudanças dos planos conta com representantes de 13 secretarias municipais, bem como da Fundação Florestan Fernandes, do Conselho Tutelar, do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Diadema e da Diretoria Estadual de Ensino de Diadema.

Para a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Patty Ferreira, uma das mediadoras do seminário, o evento revelou-se um sucesso, principalmente por contar com a presença de membros de diversas instituições. Ela ressaltou ainda o fato de o encontro ter dado visibilidade às políticas públicas em curso e àquelas a serem desenvolvidas.

“Eu avalio o seminário de uma forma mais que positiva, porque entregar alguns eixos de programas já formatados e ter a presença das secretarias, do Judiciário, da Promotoria e da Defensoria mostra que estamos fazendo uma articulação e conseguindo favorecer as crianças e adolescentes nas políticas públicas”, disse.

Compareceram também ao seminário diversos representantes da administração municipal, entre eles secretários e servidores. O evento contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Diadema, Josa Queiroz, da presidenta do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) de Diadema, Luciana Nogueira de Borba Coelho, e de membros do Poder Judiciário e do Ministério Público.

“Quando a gente faz esse convite e todo mundo diz sim, isso significa que todo mundo aqui está querendo participar para promover os direitos das crianças e adolescentes de Diadema, então só temos a agradecer”, afirmou a coordenadora do programa Prefeito Amigo da Criança, Vanessa França.

Em vídeo transmitido durante o seminário, o prefeito José de Filippi Júnior agradeceu aos participantes e, dirigindo-se a eles, afirmou que, com eventuais sugestões, se tornará possível avançar mais na proteção dos mais jovens. “É justamente com esse sentido que chamamos todos vocês: para que a gente possa depois desta reunião, desta conferência, desta abordagem coletiva, aperfeiçoar ainda mais as políticas públicas voltadas para as crianças e os adolescentes aqui da nossa cidade”.

Por Daniel Vasques

Foto: Igor Andrade