Prefeitura de Diadema

Saúde

Diadema conta com 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de serviços como o Hospital Municipal com Pronto Socorro, Pronto Socorro Central, Pronto Atendimento Eldorado, Centro de Especialidades, Quarteirão da Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) adultos, um infantil e um relacionado a álcool e drogas, Coordenadoria de Vigilância à Saúde, entre outros. A Secretaria de Saúde tem como missão responder às necessidades e expectativas da população.

Secretária

Rejane Calixto

A Secretaria de Saúde tem como missão reorganizar o sistema municipal de Saúde de Diadema para trazer qualidade e eficiência aos serviços de forma a corresponder às necessidades e expectativas da população. 

Diadema conta com 20 Unidades Básicas de Saúde (UBS), além de serviços como o Hospital Municipal de Diadema com Pronto Socorro, Pronto Socorro Central, Pronto Atendimento Eldorado, Centro de Especialidades, Quarteirão da Saúde, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) adultos, um infantil e um relacionado a álcool e drogas, Coordenadoria de Vigilância à Saúde, entre outros. Também conta com uma frota de 46 veículos, entre ambulâncias e vans para atender à população.

São quatro mil funcionários trabalhando na rede municipal de Saúde, sendo cerca de 600 médicos. No acumulado até 31/12/2014, 34,12% da arrecadação municipal foi investido na Secretaria, demonstrando a determinação da atual gestão em oferecer serviços de qualidade para a população.  

Apenas o Hospital Municipal realizou, nos últimos 12 meses, 217.422 atendimentos, com uma média de 18.119 por mês. 

Desde que assumiu, a atual gestão implantou o Programa Saúde em Movimento, percorrendo todos os equipamentos da Secretaria de Saúde e envolvendo os pacientes que frequentam as Unidades de Saúde, com  olhar especial para os pacientes do Projeto Vida (Saúde Materno-Infantil), diabéticos, hipertensos, idosos, procurando atingir a totalidade dos usuários de cada Unidade. A Educação Continuada tem como objetivo o aprimoramento e a formação constantes dos colaboradores e atinge também a população usuária de nossas unidades. Já no primeiro ano,foram reformadas as UBSs Ruyce e Promissão (2013). Em 2014, iniciaram-se as reformas das UBSs Inamar, Reid e Real, com previsão de término para o primeiro trimestre de 2015. Em seguida, as UBSs Nações, Nova Conquista e Conceição passarão por melhorias. Também foram adquiridos itens para as Unidades Básicas de Saúde e Hospital Municipal como mesa cirúrgica, foco cirúrgico e equipamentos para anestesia.

Também é desenvolvida junto aos usuários do Sistema de Saúde a informação dos benefícios do aleitamento materno e planejamento familiar. Em parceira com o Governo Estadual, o Município faz parte do Programa Recomeço, de reabilitação de usuários de drogas. A Secretaria também realizou mutirão de Papanicolaou diagnóstico do câncer de útero, com o atendimento de 300 mulheres.

A parceira com o Governo Estadual vai trazer, em breve, benefícios aos moradores com a implantação da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, que funcionará no Quarteirão da Saúde. 

O Departamento de Vigilância à Saúde realiza as campanhas de vacinações destinadas às crianças e adultos para evitar doenças e epidemias, como sarampo, rubéola, paralisia infantil e gripe.  Também é responsável pelas  ações de prevenção e tratamento às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/Aids), além de realizar a inspeção sanitária de estabelecimentos que lidam com saúde e com alimentos.