7 de abril de 2015

A greve de coletores de lixo em Diadema terminou…

Por Iara Luz

A greve de coletores de lixo em Diadema terminou ontem (31/3) à noite, quando foi retomada a coleta de lixo domiciliar das ruas. A coleta começou pela região norte da cidade e parte do bairro Canhema. Hoje (1º/4) pela manhã, ela aconteceu nos bairros Casa Grande e Vila Nogueira e parte da região sul. À noite, a coleta está sendo feita na Vila Conceição, Serraria e região Centro Sul.

Durante os nove dias de paralisação, 2.880 toneladas de detritos domiciliares se acumularam nas ruas do município. Para minorar a situação no período, a Prefeitura de Diadema criou uma equipe emergencial de trabalho que conseguiu coletar 596 toneladas de lixo. Deste total, 146 toneladas foram retiradas ontem dos bairros do Inamar, Serraria, Centro, Campanário e Vila Nova Conquista.

Ainda estão nas ruas 2.284 toneladas, que deverão ser coletadas e levadas ao aterro sanitário, até a próxima segunda-feira (6/4). Para acelerar a retirada dos materiais, será mantida, até amanhã (2/4), a equipe emergencial de trabalho da prefeitura, montada para o período de greve. Ela trabalha paralelamente à coleta da empresa contratada.

Diadema produz diariamente cerca de 320 toneladas de lixo domiciliar. Por mês, esse número chega a 9.600 toneladas. A coleta é feita por 90 trabalhadores contratados pela empresa que executa o serviço.

Em todas as vias residenciais, a coleta é feita três vezes por semana (às segundas, quartas e sextas ou as terças, quintas e sábados). Em alguns bairros, o lixo é retirado no período diurno e em outros no período noturno. Nas principais avenidas e centros de bairros a coleta é feita de segunda a sábado, à noite, após as 19h.

Mesmo durante o período de greve, a prefeitura manteve a coleta diária dos serviços essenciais nos dois hospitais públicos (Hospital Municipal de Diadema e Hospital Estadual do Serraria), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Quarteirão da Saúde. Também foi realizada a coleta no cemitério municipal e nos bairros mais populosos. Nos demais, em dias alternados.