Prefeitura de Diadema

16 de novembro de 2023

Temática “A coragem de se cuidar” ressalta a importância do cuidado integral para melhora na qualidade de vida e prevenção a diversas doenças

Durante o mês de novembro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Diadema desenvolvem ações educativas de prevenção e detecção do câncer de próstata, bem como ações de cuidado integral visando o acompanhamento deste público masculino nas diversas doenças e patologias, para ressaltar a importância do Novembro Azul.

Neste ano, a temática “A coragem está em se cuidar” incentiva o autocuidado e a adoção de hábitos saudáveis para melhora da qualidade de vida e está em consonância com as orientações do Ministério da Saúde (MS). Além disso, a programação ainda inclui grupo com auriculoterapia, vacinação, palestra em empresa, lian gong e roda de conversa.

A ideia central é a conscientização do público masculino e possibilitar o acesso ao seu cuidado. Confira abaixo a programação para Novembro Azul em Diadema.

No dia 09, o Grupo de Trabalho Humaniza SUS do Hospital Municipal de Diadema (HMD) promoveu a palestra “Momento de se Pensar na Longevidade Saudável”, voltada para funcionários do serviço. Mais informações em https://portal.diadema.sp.gov.br/longevidade-e-tema-de-palestra-para-profissionais-de-saude/.

Próstata
O tumor maligno de próstata representa 10,2% do total de tumores incidentes no país, ficando em terceiro lugar, atrás apenas do câncer de pele (31,3% do total de casos) e de mama feminina (10,5%), de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Ainda segundo o instituto, há estimativa de 72 mil novos casos por ano, no Brasil.

O processo de diagnóstico envolve conhecer a história clínica dos pacientes, avaliação dos sinais e sintomas tais como dificuldade de urinar, diminuição do jato da urina, sangue na urina, histórico pregresso da doença na família e a partir destes dados iniciar investigação diagnóstica, que compreende consultas clínicas, exames laboratoriais, exames de imagem e consultas especializadas se necessário. A orientação é que o usuário procure sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência para que o profissional de saúde possa fazer a orientação caso a caso.

Serviço:
Programação Novembro Azul – Diadema
UBS Reid
06, 13 e 27/11. Grupo Qualidade de Vida – Auriculoterapia e abordagem sobre a conscientização sobre as questões que envolvem a saúde do homem.
16/11. (ação externa) Empresa MAC – Empresa com maioria masculina, ESF +E-multi, abordagem integral da saúde do homem, incluindo ergonomia, prevenção e atualização vacinal.
27/11. Conscientização sobre as questões que envolvem à saúde do homem durante ação do Carro da Vacina no território, com membros da equipe multi e ACS´s. Rua Serra do Tucumaque – Em frente a Horta Comunitária.

UBS Inamar
Orientações sobre saúde do Homem na UBS
16/11. Das 8h às 11h. Sala de espera com ESF e alunos USCS.
17/11. Das 8h às 11h. Sala de espera com ESF e alunos USCS.
21/11. 9h30. Palestra sobre Saúde do Homem.

UBS Ruyce
24/11. 13h. (ação externa). Palestra na Empresa Apecris.

UBS Paulina
Sensibilização em sala de espera durante o mês de novembro

UBS Real
28/11. Manhã. Atividade voltada para prevenção de doenças e Câncer Bucal com equipe e Bucal na UBS Real – orientações em Saúde do Homem.
24/11. 9h. Atividade sobre saúde mental do homem com psicólogo e Equipe Lilas.

UBS Maria Teresa
14/11. (ação externa). Ação conscientização na empresa Alfa.
21/11. Sala de espera com equipe Multi.
23/11. 7h. Roda de Conversa com as famílias no Grupo de Ling Gong da UBS .

Demais UBS
Abordagem sobre saúde do homem em sala de espera durante o mês de novembro e sensibilização nos atendimentos sobre a importância do cuidado e promoção de saúde.

Por Renata do Nascimento
Foto: André Baldini

Ir para o conteúdo