10 de abril de 2015

Confira a programação cultural de Diadema

Por Estefani Magnani

TEATRO

As Encalhadas – A peça de comédia musicada no formato do teatro de revista, satiriza as angústias e prazeres de mulheres de diferentes classes sociais que vivem sozinhas. Teatro Clara Nunes, às 20h, com classificação 16 anos.  Entradas R$60,00 (inteira), R$30,00 (meia) e R$40,00 (antecipado).

MÚSICA

Festival Rei da Rua – Evento promovido pela célula da Igreja Bola de Neve reúne DJs, MCs, b-boys e b-girls, grafiteiros e skatistas da região de Diadema para celebrar a cultura de rua. Centro Cultural Canhema e Casa do Hip Hop, às 14h, entrada gratuita.

TEATRO

Aventuras e Palhaçadas – Tagarela e Lero-Lero são dois palhaços que adoram a vida circense. Mas depois que o Sr. Gentil, um dos donos do Circo das Crianças, viajou para a Europa, eles passam a ser perseguidos pela nova patroa, Malvina Malvada, que não vai se contentar enquanto os palhaços não estiverem fora do seu circo. Teatro Clara Nunes, 16h, entrada é franca. Os convites devem ser retirados na semana do evento.

MÚSICA

Sarau do Povo – As apresentações de Pedro Abrantes e Denis Sartorato, duo que explora as relações entre violão e contrabaixo na música brasileira, em especial no choro, Alexandre Machado, no espetáculo Ainda, 50 Anos Depois, com performances literárias do seu mais novo livro de poesias; Duo Siqueira Lima, formado por Cecília Siqueira e Fernando de Lima, um dos mais prestigiados duos de violões da atualidade. Teatro Clara Nunes, às 17h. A entrada é franca e os ingressos retirados na semana do evento.

ATIVIDADES CULTURAIS

Eu Conto na Ponta da Língua – Atividade sobre oralidades e culturas indígenas em homenagem ao Dia do Índio, com cantos, brincadeiras e contos tradicionais fazendo intercâmbio entre a literatura escrita e tradições orais. Biblioteca Olíria de Campos Barros, às 15h, com mediação de Lilia Reis.

TROCA DE LIVROS

Semana de Troca de Livros – Em comemoração ao Dia Mundial do Livro, haverá feiras de trocas de livros e gibis. Biblioteca Inamar, no Centro Cultural Inamar, de 14 a 18/4, das 10h às 17h.

FEIRA NOTURNA

Todas as quintas-feiras, das 19h às 22h, na Praça da Moça, acontece a Feira Noturna. E no dia 16/4, terá apresentação da banda Rock Reve.

MÚSICA

Originais do Samba – Homenagem a Mussum – O grupo carioca com décadas de bagagem, sucesso em todo o país, os Originais do Samba tinham em sua primeira formação o eterno trapalhão Mussum. Os integrantes mudaram, mas a sonoridade continua a mesma, com samba da melhor qualidade. Teatro Clara Nunes, às 20h. Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados na semana do evento.

TEATRO

A Onça e o Bodinho – Peça infantil com bonecos de fantoches, onde o palhaço Claw, interagindo com as crianças, apresenta uma história que ensina a combater o preconceito e a respeitar os mais velhos, entre outras lições. No Centro Cultural Serraria, às 14h30. Entrada franca.

Marcelo, Marmelo, Martelo – Peça infantil com a Iriarte Cia. Teatral. Marcelo cria palavras novas, Teresinha e Gabriela descobrem a identidade na diferença e Carlos Alberto compreende a importância da amizade. Centro Cultural Promissão, às 14h. Entrada franca.

ATIVIDADES ARTÍSTICAS

Oficina de Afronarrativas – Atividade artístico-pedagógica que pretende estimular a oralidade afrodescendente, por meio de recursos lúdicos tradicionais e contemporâneos. Os participantes serão convidados a atuar no Festival de AfroContação de Histórias Hadithi Njoo. Ação do Projeto Afro-Escola Itinerante. Centro Cultural Vladimir Herzog, às 15h. Entrada franca.

FEIRA E ATIVIDADES

Barraca na Feira – Exposição de materiais de divulgação dos serviços prestados pelo Centro Cultural Herzog, livros do Projeto Livro Solto e atividade de mediação de leitura: Barraca de Poemas, com a atriz e brincante popular Cristiane Santos. Jardim Campanário, às 10h30. Gratuito.

MÚSICA

Corpo no Baile – Espetáculo autoral de canções dançadas que remetem à atmosfera de um baile. A música ao vivo estimula um dançarino a revelar sentimentos numa gestualidade espontânea, imprevisível, apresentando uma metáfora do cotidiano, que leva à indagação: com qual corpo e de qual baile queremos fazer parte? Centro Cultural Eldorado, às 19h30, classificação 12 anos.

MÚSICA E DANÇA

Consonâncias Verbais – Uma ação, do Projeto PROAC, de linguagens artísticas integradas, com dança, música, desenho, fala e escrita. Serão realizadas duas oficinas (música e dança), a partir das quais o público será convidado e preparado para participar da apresentação do espetáculo Consonâncias Verbais. Teatro Clara Nunes, às 15h30, oficinas; às 17h, integração das oficinas; e às 20h, apresentação. Entrada franca.

TEATRO

Playground – Peça teatral com direção de Pedro Stempniewski, onde dois jovens casais, um carro em movimento e um atropelamento, após a batida, tempos e espaços são revividos: piqueniques, encontros, discussões, falta de dinheiro, vasos quebrados, um cachorro morto, a ânsia por um futuro próspero são condensados numa espiral de dor e danação. Centro Cultural Serraria, às 19h, com classificação 14 anos.

MÚSICA

Encontro de MCs – Encontro voltado à prática e à troca de experiências com o rap, em que os participantes trazem suas rimas e batidas e mostram suas letras, imas, poesias e músicas. Centro Cultural Canhema & Casa do Hip Hop, às 14h.

TEATRO

Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Rap – Peça infantil, onde uma menina muito esperta, que adorava ler e conhecer coisas novas, morava num lindo bosque. Um dia, sua mão a mandava levar doces para a avó, e a menina obediente segue seus conselhos, dando início a uma aventura hilária. Teatro Clara Nunes, às 16h. Entrada é franca e os ingressos devem ser retirados na semana do evento.

DANÇA

Baile da Comunidade – Participação de Bié dos Teclados, a atividade de dança social que reúne, todos os meses, a comunidade de 3ª idade do Jardim Canhema. Centro Cultural Canhema & Casa do Hip Hop, às 16h.

Serviços:

Teatro Clara Nunes