26 de novembro de 2008

Há exatamente um ano, um grupo de 100 jovens, de 16 a 24 anos, moradores de Diadema e matriculados no Projeto Aprendiz-Trabalhador (PAT) começou a desenvolver atividades voltadas à Educação para o Trânsito na cidade. Era o início do programa ‘Transitando Legal’.

Agora, para comemorar o primeiro aniversário do projeto, esses monitores – que se tornaram multiplicadores de uma cultura de respeito ao próximo, de inclusão e de preservação do meio ambiente -, vão apresentar na sexta–feira (28), às 15h, duas esquetes teatrais na Câmara Municipal de Diadema.

Além das apresentações, o público presente na atividade poderá assistir  vídeo de depoimentos sobre o trabalho desenvolvido. Os professores e diretores da rede vão receber kits contendo três gibis, um caderno do professor com orientações específicas e três vídeos didáticos sobre Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, para auxiliar o trabalho de alfabetização.

“É fundamental que os jovens da cidade compareçam ao evento e participem das ações. Reforço ainda a importância do projeto para os munícipes, seja na educação para o trânsito, ou enquanto política pública para a juventude”, afirmou Cláudia Alexandra Nunes Spagnol, coordenadora de projetos da Fundação.

Transitando Legal – Desenvolvido pela Fundação Florestan Fernandes, em parceria com as Secretarias de Transportes e de Educação, o programa incentiva, por meio de cartilhas, gibis, teatro de fantoches e esquetes; a conscientização dos motoristas e pedestres sobre os problemas relacionados com o trânsito, contribuindo com a redução de acidentes no município.

Desde a sua criação, o programa já realizou 18.261 atendimentos nos ônibus da linha municipal e nas escolas da rede pública de ensino. Atualmente, 58 alunos aprendizes participam do projeto.

Tatiana Ferreira

Serviço:

Comemoração do 1º aniversário do Programa “Transitando Legal”

Local: Câmara Municipal de Diadema – Avenida Antônio Piranga, 474, Centro. Tel: 4053-6700.

Dia: 28 de novembro, às 15h