8 de março de 2013

Tempo entre preenchimento de ficha e resultado do exame leva menos de uma hora

Por Renata Nascimento

No próximo dia 14 de março, quinta-feira, a Secretaria de Saúde promoverá ação para diagnóstico rápido de HIV, sífilis e hepatites tipo B e tipo C no Núcleo Habitacional Santo Ivo, no bairro Casa Grande. A ação é uma parceria entre o Centro de Referência em DST/Aids e Hepatites e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Casa Grande, que atende a população local.

No dia, das 14h às 16h, o Espaço Comunitário da Associação do NH Santo Ivo servirá de local para que profissionais da rede municipal de saúde possam realizar testes rápidos para diagnosticar essas doenças.

A ação é direcionada apenas à comunidade do núcleo e do entorno. A orientação é que o (a) morador (a), caso tenha o cartão SUS, apresente na hora do exame. Não é preciso realizar nenhum preparo antes do exame.

Ele receberá informações sobre formas de prevenção e transmissão de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), além de orientações sobre a preparação e o tempo de realização do teste, cerca de 40 minutos entre preenchimento de ficha e entrega do resultado.

A entrega do resultado é feita por um profissional que orienta o paciente de acordo com o diagnóstico. Caso o resultado seja positivo para HIV, a pessoa é encaminhada ao CR DST/Aids para início imediato do tratamento.

Quando o teste dá positivo para sífilis, hepatites tipo B e C, o morador é orientado a realizar outro exame para confirmar o resultado e começar o tratamento. No caso de negativo para hepatite tipo B, a pessoa é encaminhada à UBS de referência para avaliar a necessidade de receber a vacina específica para a doença.

Informações podem ser obtidas no Centro de Referência, UBS Casa Grande ou pelos telefones 4051 3792 e 4053 5310.

UBS Casa Grande
Rua Men de Sá, 280 – Casa Grande.

Centro de Referência em DST/Aids e Hepatites Virais
Rua Oriente Monti, 28 – Centro.

Espaço Comunitário da Associação do NH Santo Ivo
Rua João Batista, 315 – Casa Grande.