25 de fevereiro de 2013

Prefeitura estuda ampliar número de hortas comunitárias em Diadema

Por Keila Macedo

O prefeito de Diadema visitou, na manhã de 21 de fevereiro, a horta comunitária no Jardim Takebe (Rua Santa Bernadete s/nº). Administrada pela comunidade local,  a infraestrutura da horta é fornecida pela prefeitura. O cultivo de hortaliças e plantas aromáticas é realizado em terreno cedido pela Eletropaulo por 40 famílias, aproximadamente. Os moradores receberam orientação para o plantio e alimentação saudável e a atividade contribui com a geração de renda.

O projeto social é coordenado pela Secretaria de Segurança Alimentar.   “Vamos nos empenhar para expandir, trazer parceiros e incluir a juventude, neste trabalho, que tem resultado positivo”, declarou o secretário responsável pela pasta.

Este projeto elevou a autoestima dos moradores e a consciência ambiental. Dona Augusta, moradora do bairro há 10 anos, cultiva  alface e cebolinha desde o inicio do programa e afirma: “Aqui você planta e multiplica, é uma benção”.

São os próprios vizinhos que fazem a segurança do local, que era uma área abandonada cheia de entulho e hoje é orgulho dos moradores.

O prefeito informou que pretende ampliar as hortas para outros locais da cidade. “Da para sentir o amor das pessoas, que plantam e colhem seus alimentos”, disse o chefe do executivo, que recebeu uma cesta de produtos colhidos no local.