1 de fevereiro de 2013

Secretaria de Educação realiza reuniões com educadores para iniciar ano letivo

Por Renata Nascimento

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, iniciou hoje (1º/02) uma série de reuniões com professores do Ensino Fundamental, Infantil Parcial e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para desejar boas-vindas aos profissionais e apresentar desafios, compromissos e a dinâmica do trabalho a ser realizado no ano letivo de 2013.

Os encontros aconteceram nesta sexta-feira (1º/02) e continuam na segunda-feira (04/02), no Teatro Clara Nunes. Durante os dois dias, serão realizadas cinco reuniões e participarão, no total, dois mil professores.

Na primeira reunião, a mesa de abertura foi composta pelo prefeito, além do secretário de Educação Marcos Michels, da representante das diretoras de escola Zípora Fernandes de Oliveira, do representante dos professores Ritche Soares, da EMEB Profº Francisco Daniel Trivinho, e da representante do Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema (Sindema) Jaqueline Simões.

O chefe do executivo lembrou dois pontos que serão importantes durante a nova gestão. “O primeiro é que os pais precisam participar da vida escolar do aluno, precisam estar dentro da escola. O segundo é que quero, em quatro anos, transformar essa cidade em uma rede de excelência em Educação”, explicou o prefeito.

Para o secretário da pasta, a expectativa é de mudança. “Vamos valorizar o funcionário não só com salários, mas com escolas e ambientes melhores de trabalho”, garantiu. “Esse momento é importante para conhecer a rede, apresentar a equipe, criar um time para trabalhar e melhorar”, enfatizou.

O secretário lembrou ainda que, em parceria com a Secretaria de Obras, está realizando manutenção nas escolas municipais. 12 delas já passaram por melhorias.

Outros compromissos assumidos são ampliar parcerias com o Governo Federal, ter diálogo aberto com os professores, criar um programa municipal de formação de professores e gestores estruturado nos pilares da educação integral, expandir o atendimento na Educação Infantil e Fundamental, mapear a demanda do EJA e da Educação Especial, criar programa municipal de Educação Integral, fortalecer o Programa Diadema Mais Educação, além de implantar gradativamente a Lei do Piso, em que determina 1/3 da jornada dos professores para formação e rever pontos do Estatuto do Magistério.

Para o prefeito, esses encontros com os educadores são positivos. “É o momento de mostrar como vai ser esse governo. É o momento de integração e diálogo com os professores, tudo com alegria e vida”, afirmou.

O evento também contou com apresentações de Willian Paiva, no piano e voz, além do grupo de hip hop Matéria Rima.