13 de março de 2013

Participação da cidade na ‘Virada Cultural do Estado’ também foi assunto da pauta

Por Ana Maria Machado

A implantação de uma unidade do Projeto Fábrica de Cultura em Diadema foi a pauta da reunião de hoje (12/3) entre o prefeito de Diadema e o secretário estadual de Cultura, Marcelo Mattos Araújo.

Com a implantação da unidade, Diadema seria a primeira cidade fora do município de São Paulo a contar com uma Fábrica de Cultura. Na capital, há oito unidades implantadas e outras duas em vias de serem inauguradas.

O Projeto tem o objetivo de inclusão social por meio da cultura ao disponibilizar cursos nas diferentes linguagens como música, teatro, circo, dança e artes plásticas, entre outras.

De acordo com o secretário estadual é muito estimulante a ideia de levar o projeto para outras cidades próximas a São Paulo, tendo em vista o contexto de vulnerabilidade social, que é o que justifica a construção das fábricas de cultura. “A perspectiva de termos uma fábrica em Diadema vai ser analisada e  discutida com o governador”, garantiu.

O prefeito explicou que outra etapa nas conversações será a reunião entre técnicos da Secretaria de Obras do município com o Estado para as partes conhecerem os detalhes do projeto, e condições do terreno para a instalação.

“As fábricas possuem tamanho e projeto padrão, mas pode haver variações”, disse o representante do Estado. Os terrenos atuais das unidades costumam ter em média 6 mil m² e disponibilizam cerca de 1.200 vagas.

Virada Cultural – Outro ponto apontado pelo gestor municipal é a participação de Diadema como uma das cidades da ‘Virada Cultural’ do Governo do Estado de São Paulo. O evento está programado para ocorrer nos dias 25 e 26 de maio.