Prefeitura de Diadema

27 de novembro de 2008

A partir de hoje, quinta-feira (27), o Posto do Programa Vida Limpa da Vila Popular atua em novo endereço. Com instalações maiores e mais equipadas, o novo posto funcionará na Rua Antônio Dias Adorno, nº 860, na Vila Nogueira.

O terreno tem aproximadamente 500 m² e oferece um espaço exclusivo para o armazenamento de até 60 toneladas de materiais coletados pelos trabalhadores do posto. No local, os catadores e seus familiares contarão também com sala de aula para a realização de cursos de alfabetização de adultos (MOVA),  informática e de educação ambiental, por meio de oficinas de artesanato com materiais recicláveis.

 

Para desenvolver o trabalho, o posto contará com equipamentos novos para a seleção e reciclagem, como balança, prensa, esteira, empilhadeira e um triturador de papel. “Com o novo posto será possivel armazenar mais materiais, melhorando cada vez mais a nossa renda”, afirma a coordenadora do posto Vida Popular e também catadora, Mônica da Silva. 

 

Demanda do OP – A construção do novo posto atende à reivindicação de moradores, realizada durante a plenária do Orçamento Participativo (OP) na Vila Nogueira, em 2006.

 

Vida Limpa – O Programa de Coleta Seletiva “Vida Limpa” foi implantado em 2002 e integra a Política de Gerenciamento Sustentável dos Resíduos Sólidos de Diadema. O programa, que possui atualmente 66 catadores, diminui o impacto ambiental causado pela destinação incorreta do lixo, reduz os custos com a deposição inadequada destes resíduos e serve como ferramenta de incentivo à economia solidária e inclusão social dos catadores.

 

A coleta seletiva envolve vários bairros na região onde os postos estão instalados. Atualmente, o Programa Vida Limpa tem seis postos de coleta, além dos pontos de entrega voluntária localizados em equipamentos públicos. A entrega de materiais é feita de duas maneiras: diretamente no posto pela população ou junto ao serviço porta-a-porta, em que o catador retira o material diretamente nas residências, comércio e indústrias. Diadema é o primeiro município a remunerar os catadores pela coleta, eles recebem R$ 42 por tonelada de material retirado das ruas.

 Camila Ribeiro 

Serviço:

Inauguração Vida Limpa Vila Popular

10h – Endereço: Rua Antônio Dias Adorno, nº 860 – Bairro Vila Nogueira Data: 27/11/2008.

Ir para o conteúdo