Prefeitura de Diadema

7 de novembro de 2008

O Ponto de Cultura Laboratório de Poéticas lançará no sábado (08), a partir das 15h, no Centro de Memória a 3ª e 4ª edições da revista ‘Laboratório de Poética’. O evento será marcado pelo bate papo com os editores, a entrega dos exemplares e a exposição das fotos dos trabalhos do artista popular Zé Pretinho e das imagens da fotógrafa Lorrayne Oliveira. O público também será contemplado com apresentações músicais de grupos convidados da Casa da Música.

A revista ‘Laboratório de Poéticas’ possui 2 mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente ao público do evento. Os demais exemplares ficarão disponíveis no Centro de Memória, nos centros culturais, nas bibliotecas da cidade e em alguns locais culturais de São Paulo. Com 82 páginas, o veículo apresenta temas como o imaginário e a diversidade cultural. Cerca de 15 membros integram a equipe de produção da revista, além dos colaboradores e munícipes, que trabalharam na confecção do material.

Parabólica, Mirante, Outra Margem, Hip Hop Povo, Viva a Cultura Popular são algumas das editorias e seções que compõem a publicação. Foram abertos espaços para divulgação de obra de artistas regionais, debates sobre filosofia e atualidades. O terceiro número da revista é dedicado ao cineasta, ator e escritor Glauber Rocha. Já a quarta edição homenageia Toy Vodunnon Francelino de Shapanan. 

A revista ‘Laboratório de Poéticas’ procura identificar, registrar e fomentar manifestações culturais – seus contextos e seus protagonistas. As duas primeiras edições foram lançadas, respectivamente, em dezembro de 2007 e julho de 2008. 

O ponto de cultura ‘Laboratório de Poéticas’ tem a intenção de desdobrar ações desencadeadas nos últimos 12 anos por escritores, pesquisadores e agentes culturais de Diadema. O objetivo é a qualificação da criação literária na cidade por meio da difusão da produção de obras.

O Ponto de Cultura é uma ação prioritária do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura (MinC). Iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil, que firmaram convênio com o MinC, tornam-se Pontos de Cultura e ficam responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem nas comunidades. Atualmente, existem mais de 650 Pontos de Cultura espalhados pelo país.

Entregas – No dia 15 de novembro, às 15h,  o Núcleo Barão de Uruguaiana e os moradores do Jardim Ruyce receberão no Centro Cultural Heleny Guariba a entrega oficial do número três da revista ‘Laboratório de Poéticas’. A edição faz uma homenagem aos murais artísticos comunitários realizados no bairro, sob a coordenação do artista plástico Edmilson Morais. 

Também ocorrerá uma homenagem simbólica, no dia 22 de novembro, às 19h, no centro religioso Casa das Minas Thoya Jarina, em Diadema, do número quatro da revista que faz uma homenagem a  Toy Vodunnon Pai Francelino de Shapanan, in memoriam.  

Claudia Mayara 

Serviço

Lançamento da Revista ‘Laboratório de Poéticas’ –

Centro de Memória – Av. Alda, 255/277, Centro. Tel: 4055-1816. Dia: 08 de novembro, às 15h.

Ir para o conteúdo