Prefeitura de Diadema

23 de fevereiro de 2015

 

 

A cada dois anos, a Prefeitura, lideranças comunitárias e entidades convidam a população para participar da abertura do OP e das plenárias e fóruns regionais.

 

Reuniões preparatórias

As reuniões preparatórias são espaços em que a Prefeitura apresenta o processo de participação da população e a metodologia do OP. É nessa etapa que são entregues os formulários para os representantes de entidades, movimentos sociais e lideranças se cadastrarem para participarem do processo de implantação dos fóruns regionais.

 

Fóruns regionais

Nos fóruns, serão apresentados os projetos e ações com viabilidade técnica e financeira. É nessa etapa que se debate e indica quais serão os projetos e ações a serem votados nas plenárias deliberativas. A implantação dos fóruns regionais se dá nas cinco regiões da cidade (Sul, Leste, Norte, Oeste e Centro.) Os fóruns regionais terão caráter propositivo e serão espaços para aprofundar o debate acerca dos projetos e ações do governo para médio e longo prazo.

 

Quem participa dos fóruns

Representantes dos conselhos municipais, entidades, associações de moradores, esportivas, culturais, ONGs, igrejas, movimentos sociais, sindicatos, representantes do poder público. Funcionamento dos fóruns regionais Os fóruns serão coordenados por um representante da Prefeitura. Suas reuniões serão trimestrais. Nos fóruns serão discutidas as prioridades que serão selecionadas por sua viabilidade técnica e financeira e que serão encaminhadas para votação nas plenárias deliberativas.

 

Das plenárias deliberativas

As prioridades discutidas e selecionadas nos fóruns regionais serão apresentadas e votadas nas plenárias deliberativas, que estabelecerão uma ordem crescente de prioridade de execução. Nas Plenárias também são eleitos os conselheiros (as) para o COP – Conselho do Orçamento Participativo 2011-2012.

 

Ir para o conteúdo