10 de abril de 2015

A segunda operação de fiscalização conjunta entre a Guarda Civil…

Por Marcos Luiz

A segunda operação de fiscalização conjunta entre a Guarda Civil Municipal de Diadema (GCM) e o Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran) realizada, ontem (8/4), resultou em 119 autuações, sendo quase a metade delas foi para motociclistas que pilotavam com a viseira levantada. Os agentes vistoriaram 39 motocicletas e 17 automóveis e apreenderam nove motos e quatro veículos automotores. A ação ocorreu na Avenida Doutor Ulysses Guimarães, sob o viaduto da Rodovia dos Imigrantes,na Vila Nogueira.

O motorista Luís Alberto Lins Ferreira, morador de Diadema, foi um dos vistoriados na operação CGMD-Detran, mas liberado porque não foi constatada nenhuma irregularidade no veículo e nos documentos do condutor. “Eu concordo com operações de fiscalização porque deixa o trânsito mais seguro. Só acho que deveria ser mais constante”, afirma.

A Operação GCM-Detran, que mobilizou 40 GCMs, sete agentes do Detran e dois guinchos,  teve como objetivo verificar se a documentação dos automóveis (IPVA, Carteira de Habilitação, Seguro Obrigatório – DPVAT e Certificado de Licenciamento – CRLV) estavam em dia, além das condições que cada veículo se encontra quanto a itens de segurança (uso de capacete, validade do extintor de incêndio, presença do triângulo e “macaco”, além de outros equipamentos de segurança e sinalização) e manutenção.

A parceria é fruto do Projeto Transitando nos CFCs (Centros de Formação de Condutores), desenvolvido pela GCM de Diadema junto a sete CFCs da cidade.

Por meio de aulas teóricas e práticas, os guardas que atuam no trânsito orientam os futuros motoristas sobre legislação e direção segura. Desde que foi lançado em julho de 2014, o projeto já atendeu 2.850 alunos. A ação chegou ao conhecimento do órgão estadual, o qual enviou nota de elogio à Prefeitura de Diadema, e, posteriormente, solicitou a realização da ação conjunta com a GCM.