Prefeitura de Diadema

19 de fevereiro de 2015

 

O compromisso da Prefeitura de Diadema com os princípios de uma gestão transparente, participativa e democrática tornou possível a implantação do Observatório de Políticas Públicas, Econômico e Social de Diadema – OPPES. Resultado de um trabalho integrado entre as Secretarias de Planejamento e Gestão Pública, Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Assistência Social e Cidadania, a iniciativa contou com o apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e faz parte do Programa de Modernização da Administração Pública Tributária e Social – PMAT II.

A proposta principal do Observatório de gerar, manter, organizar e disseminar informações e indicadores socioeconômicos faz com que ele desempenhe um papel importante: além de documentar e resgatar as melhorias conquistadas pelo município nos últimos anos, é mais um instrumento que permite monitorar e avaliar as ações de políticas pfúblicas adotadas pela Administração.

O resultado disso é que, conhecendo melhor a realidade e a demanda local, o Poder Público e a sociedade poderão aperfeiçoar ainda mais o trabalho desenvolvido na cidade.

Outro diferencial é que o Observatório possibilitará a construção de indicadores que sejam capazes de qualificar a gestão local, baseado em quatro pilares: social (impactos na melhoria da qualidade de vida das pessoas), gestão (eficiência, eficácia e transparência da gestão local), político (desenvolvimento democrático e gestão participativa, além do resgate da identidade local) e econômico (desenvolvimento local, regional e geração de oportunidades).

Sumário de Dados Básicos de Diadema 2012 – Clique aqui

Primeiro diagnóstico desenvolvido pelo OPPES, o Sumário de Dados Básicos de Diadema – 2012 tem a função de retratar o perfil socioeconômico de Diadema. Com base nos dados coletados no Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, além de outros institutos de pesquisas e órgãos públicos (Fundação Seade, DataSUS, Firjan, entre outros), o documento reúne uma série de indicadores e informações que apontam os avanços e desafios conquistados pelo município na última década. PDF

 

Dados demográficos e educacionais de Diadema 2010 – Clique aqui – PDF

 

Indicadores sobre a situação da mulher na cidade – Clique aqui – PDF

 

Perfil da população adolescente e jovem de Diadema – Clique aqui – PDF

 

Indicadores socioeconômicos da região sul de Diadema – Clique aqui – PDF

 

Indicadores de economia, emprego, trabalho e renda de Diadema Clique aqui – PDF

 

Ir para o conteúdo