18 de janeiro de 2013

Cerimônia foi realizada para novos guardas civis municipais de Diadema e Ribeirão Pires

Por Ana Machado

Evento realizado hoje, sexta-feira (18/01), em Diadema, pela Secretaria de Defesa Social do município, incorporou 24 novos guardas civis à GCM de Diadema (11 mulheres e 13 homens) e 17 na GCM de Ribeirão Pires. Os guardas receberam os certificados de conclusão do curso de formação, realizado de outubro de 2012 a janeiro deste ano.

As aulas aos novos guardas foram oferecidas no auditório da GCM de Diadema, à Rua Marechal Floriano, 260, Centro, sendo um trabalho em conjunto, de cooperação entre os dois municípios.

O prefeito de Diadema participou da formatura dos novos GCMs, além do Secretário de Defesa Social, Coronel Eduardo José Felix de Oliveira, e da Secretária de Segurança de Ribeirão Pires, Sonia Maria dos Santos Bezerra, entre outros convidados.

Na cerimônia, os GCMs prestaram o juramento necessário para serem incorporados à guarda, como “respeitar e obedecer aos superiores hierárquicos e dedicar-se inteiramente a servir o município, zelando pela vida do cidadão, pelos bens, serviços e instalações”.

O prefeito de Diadema saudou os novos guardas, ressaltando a coragem de se fazer um juramento que inclui tantas responsabilidades, e exortando-os a se sentirem valorizados por essa função.

“Tenho um compromisso assumido de trabalhar para a segurança da população de Diadema, e quero conseguir mais carros e equipamentos para o trabalho da GCM”, destacou o prefeito.

Nas próximas duas semanas, os novos guardas serão levados a conhecer as instalações da GCM e os diversos setores da Prefeitura para entenderem como funcionam e onde se localizam os diversos serviços.

O curso para os GCMs teve como objetivo preparar os novos agentes para as mais diversas situações vivenciadas no dia a dia do trabalho. Com carga horária de 625 horas/aula ou, 40 horas semanais, o curso foi oferecido segundo orientações da Matriz Curricular Nacional das Guardas Municipais, produzida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp.

Nas palestras foram abordadas questões como Direitos Humanos, Código Civil, Estatuto da Criança e do Adolescente, aulas práticas de defesa pessoal, entre diversas disciplinas. Os alunos também receberam material impresso para consultas.