
A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Educação, esclarece que nenhum professor perdeu ou vai perder titularidade. Pelo contrário, a atual gestão tem adotado várias ações de valorização da categoria.
Em 2022, foi implantada no município a Lei Federal 11.738/08, que assegura o direito do professor a ter 1/3 da jornada de trabalho para planejamento de aulas, reuniões, correção de atividades, entre outros, melhorando significativamente a qualidade na vida e do trabalho pedagógico.
A jornada poderia ter sido ampliada arbitrariamente para 31h, fato ocorrido em outros municípios. Entretanto, a Secretaria de Educação deu a opção aos professores para escolher entre jornada em vacância para 25h ou ampliar para 31h.
Ao dar opção para a categoria, foi necessário reorganizar as escolas municipais entre aquelas que atendessem os professores de 25h e as que contassem com professores de 31h. Sem nenhum prejuízo para os estudantes e sempre priorizando a qualidade de ensino da rede municipal de ensino.
Quanto aos Horários Coletivos, o próprio grupo escolar ajusta a partir da tradição da unidade, o melhor horário, de acordo com o consenso da maioria.
Todas as medidas e decisões estão pautadas no Estatuto do Magistério de Diadema, e foram validadas juridicamente. Nosso compromisso é assegurar a melhor condição de trabalho para os educadores e a melhor qualidade de ensino a todos os estudantes.