21 de fevereiro de 2013

Prefeito se reuniu com industriários da área da beleza para discutir necessidades do setor

Por Andressa Dantas e Renata Nascimento

Na tarde desta quarta-feira (20/02), o prefeito de Diadema participou de reunião com empresários do setor de beleza para avaliar necessidades da área e apresentar propostas para fortalecer o mercado de cosméticos no município.

O evento, realizado no anfiteatro do Quarteirão da Saúde, marcou a retomada do Polo de Cosméticos e é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. “Não há município forte sem empresas forte. É necessário preservar nossas indústrias, estabelecer metas que cuidem da saúde financeira das nossas indústrias e da nossa cidade para gerar renda e empregos”, comentou o secretário da pasta Wagner Kuroiwa.

Uma das propostas apresentadas é o projeto de estudo para integrar e reunir serviços de licenciamento num mesmo local, ou seja, desburocratizar os processos de obtenção de licenças e alvarás. Também será criada uma área especifica para atendimento de pessoa jurídica na Central de Atendimento da prefeitura, localizada na região central. Além disso, foi apresentada a necessidade de criação de um canal direto e eficaz para a comunicação entre Poder Executivo e indústrias e empresas da região.

O objetivo de toda a ação é recolocar a cidade entre as maiores economias do Estado. Na década de 1970, a cidade figurava como 8º maior polo de São Paulo. Hoje, Diadema representa a 14ª economia do Estado e 41ª do Brasil, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Quero que Diadema volte a ser uma grande potência. Para isso vamos dar suporte ao desenvolvimento, deixando o Polo de Cosméticos mais ativo, resgatando essa identidade do município”, declarou o prefeito.

Ao final do evento, os participantes puderam tirar dúvidas, fazer questionamentos e apresentar problemas enfrentados e sugestões para o fortalecimento do Polo de Cosméticos. Para o chefe do executivo, a reunião foi um momento importante nesse processo. “Quero entender quais as contrapartidas necessárias para melhorar a situação de nossas indústrias, além disso, otimizar o sistema de licenças já está em nosso projeto de melhorias”, explicou.

Cerca de 60 representantes de indústrias de cosméticos, nas áreas química e de essências, além de instituições de ensino e formação profissional voltadas para esse mercado participaram do encontro.

O próximo encontro está previsto para 4 de março e deve ser realizado com comerciantes e profissionais da beleza como cabeleireiro, manicure, pedicure, entre outros.

Polo de Cosméticos – Diadema tem o diferencial de abrigar empresas de toda a cadeia produtiva do setor de cosmética, perfumaria e higiene pessoal , o que movimenta a economia local e aumenta a oferta de trabalho na cidade. Todo esse contexto, fez com que a prefeitura e empresários do setor criassem, em maio de 2002, o Polo de Cosméticos.