Prefeitura de Diadema

20 de outubro de 2008

Músicas, paródias, desenhos e peças teatrais são alguns dos trabalhos artísticos que vão mostrar de maneira lúdica o aprendizado dos alunos do ensino fundamental de Diadema sobre a questão do lixo.


As produções são o resultado do projeto ‘Ecoviver’, realizado pela Ecovias em parceria com a Prefeitura de Diadema e serão mostradas de 22 a 31 de outubro.

 Divulgação
 

O projeto envolve a sensibilização, formação, capacitação, criação artística e articulação política para pensar e propor soluções quanto à destinação dos resíduos sólidos. Com workshops e um trabalho estruturado para formação de educadores, o Ecoviver debate como o lixo pode virar obra de arte e como podemos viver de bem com o nosso planeta, sendo criativo e respeitando o meio ambiente.  

O método de trabalho da equipe do projeto é voltado ao estudo da realidade, pois parte do diálogo entre a demanda e necessidade das comunidades durante as discussões em sala de aula com as crianças e professores das escolas. Dessa maneira, a questão ambiental entra no dia a dia de alunos e professores. 

A estratégia do Ecoviver é a de despertar a consciência dos educadores em relação ao papel fundamental e transformador que exercem na formação da consciência ecológica das crianças. Alunos e professores passam a ser agentes de transformação dentro de suas comunidades. 

Por meio da capacitação dos educadores, os estudantes desenvolvem trabalhos em artes (teatro, dança, jogral, música, colagem, esculturas) para incorporar a problemática do projeto no seu cotidiano e transformá-lo. Durante a mostra nas escolas, os participantes têm a oportunidade de compartilhar com a comunidade escolar o trabalho realizado.  

Das atividades apresentadas, a que melhor representar a discussão sobre os resíduos, soluções e for mais significativa será escolhida para integrar a exposição final realizada na sede da Ecovias, em São Paulo. 

O objetivo do projeto é multiplicar a conscientização sobre o problema do acúmulo e da geração de lixo, e demonstra como é possível contribuir para a redução dos resíduos, diminuindo seu impacto destrutivo no meio ambiente. O público alvo são crianças do Ensino Fundamental e adultos da Educação de Jovens e Adultos.

 

Claudia Mayara 

Serviço 22/10 às 15h – E.M Anita Malfatti – Rua Ari Barroso, 290, Centro.

24/10 às 18h – E.M Novo Eldorado – Estr. Pedreira Alvarenga, 275, Eldorado.

29/10 às 19h – E.M Santa Rita – Av. Dom João IV, 926, Sta. Rita.

30/10 às 09h – E.M Anete Melchioretto – Rua Manoel Mota, 20, Eldorado.

30/10 às 19h – E.M Anete Melchioretto – Rua Manoel Mota, 20, Eldorado.

31/10 às 19h – E.M Hercília – Rua Bituva, 40 – Eldorado.

Ir para o conteúdo