6 de março de 2013

Para comemorar a data, Prefeitura preparou programação de saúde especial para as mulheres do município

Por Renata Nascimento

Para comemorar o Mês da Mulher, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Diadema preparou uma programação especial para as mulheres do município.

Durante o mês de março, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), serão realizados grupos semanais de terapia comunitária com o tema Ser Mulher, voltados ao público feminino.

Também acontecerão Mutirões de Coleta de Papanicolau. O exame ginecológico deve ser feito anualmente e tem o objetivo de identificar o câncer de colo do útero e a presença de infecções na região genital.

Durante o procedimento, as células do útero são raspadas superficialmente com a ajuda de uma espécie de cotonete para, então, serem analisadas em laboratório. Assim que estiver pronto, o resultado será disponibilizado para a paciente em consulta agendada na própria UBS.

Cada Unidade terá sua própria programação. Por isso, é importante que a moradora procure a UBS mais próxima ou de referência e confirme dia e horário da atividade que quiser participar.

Sábado da Mulher – Para o sábado (09/03) seguinte ao Dia Internacional da Mulher, será realizada uma programação variada com atividades físicas, apresentações culturais, palestras, orientações jurídicas, Espaço Kids, entre outros. As atividades serão realizadas a partir das 8h30, na Praça Lauro Michels, em frente à E.M. Professor Francisco Daniel Trivinho.

Na área da Saúde, equipes de profissionais farão orientações sobre dengue, prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), além de alimentação saudável.

Lançamento – No dia 1º de março, foi realizado o lançamento oficial do Mês da Mulher com o acendimento da iluminação rosa no Monumento em Homenagem aos Migrantes, localizado próximo ao Corpo de Bombeiros.

Durante a noite, outros pontos da cidade também permanecem iluminados.

Praça Lauro Michels
Rua Amélia Eugênia, 2100 – Centro. Em frente à E.M. Professor Francisco Daniel Trivinho.

Unidades Básicas de Saúde

UBS ABC
Rua das Ameixeiras, 679 – Jardim ABC.

UBS Canhema
Rua 22 de Abril, 113 – Canhema.

UBS Casa Grande
Rua Men de Sá, 280 – Casa Grande.

UBS Centro
Rua São José, 472 – Centro.

UBS Che Guevara
Rua do Tanque, 129 – Parque Real.

UBS Conceição
Rua Bororos, 80 – Vila Conceição.

UBS Eldorado
Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Eldorado.

UBS Inamar
Rua Vega, 122 – Inamar.

UBS Maria Tereza
Rua Iguaçu, 165 – Campanário.

UBS Nações
Rua Itália, 249 – Nações.

UBS Nogueira
Rua Sebastião F. Tourinho, 285 – Vila Nogueira.

UBS Nova Conquista
Avenida Presidente Juscelino, 759 – Piraporinha.

UBS Paineiras
Rua Javari, 635 – Paineiras.

UBS Piraporinha
Praça Rui Barbosa, 27 – Piraporinha.

UBS Promissão
Rua Prudente de Morais, 300 – Promissão.

UBS Reid
Rua Serra do Maracujá, 49 – Parque Reid.

UBS Ruyce
Avenida Eldorado, 885 – Jardim Ruyce.

UBS São José
Rua Barão de Iguape, 315 – Vila São José.

UBS Serraria
Avenida Lico Maia, 803 – Serraria.

UBS Vila Paulina
Avenida Afrânio Peixoto, 351/353 – Vila Paulina.