Prefeitura de Diadema

19 de fevereiro de 2015

Tem como missão trabalhar em prol da sustentabilidade ambiental do município para a promoção da qualidade de vida da população.     

A pasta é responsável pela gestão das áreas verdes, manejo de vegetação arbórea, educação ambiental, ações em espaços como parques, praças, áreas de preservação permanente, além de fiscalização e concessão de licenciamento ambiental.

A sede administrativa da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA), fica dentro do Jardim Botânico da cidade, junto com a Divisão de Educação Ambiental, Sala Verde, estufa e viveiro de produção de mudas. O local possui importância paisagística para o meio ambiente e oferece educação ambiental para a população, como as atividades monitoradas nas trilhas e no Borboletário.   

Na atual gestão, as reformas do Parque do Paço, do Parque Ecológico Fernando Vitor de Araújo Alves e do Parque Takebe devolveram à população o prazer de frequentar esses espaços com segurança para caminhar, praticar esporte ou passear com a família. Destaca-se, ainda, o plantio de 600 árvores no município e campanhas de castração de animais em parceria com o Centro de Zoonoses.

A SEMA promove cursos de Jardinagem como forma de educação ambiental e conscientização para a defesa do meio ambiente, como forma de estimular a criação de pequenos jardins nas residências, incentivar novas habilidades profissionais, ou até como fins terapêuticos. Desde sua implantação os cursos foram frequentados por 90 pessoas.

Os desafios da atual administração estão voltados para a eficiência das ações que promovam qualidade de vida, sejam elas revitalização de parques, arborização da cidade, coleta seletiva, diminuição dos impactos ambientais e promoção de educação ambiental a fim de que todos exerçam práticas ecologicamente corretas.

A missão da Secretaria de Meio Ambiente é garantir a execução das políticas públicas de modo a promover a qualidade de vida da população sem agredir ou prejudicar o meio ambiente. A pasta é responsável pela gestão e manutenção das áreas verdes.

A secretaria também faz Monitorias na Educação Ambiental.   

 

Ir para o conteúdo