Prefeitura de Diadema

13 de outubro de 2008

 Mauro Pedroso/PMD
 

O Jardim Botânico de Diadema, que oferecia visita monitorada para escolas às quintas-feiras, agora atenderá os alunos também às terças e sextas-feira.

A ampliação do horário para a visitação possibilita a um público maior o acesso às belezas do local, como o orquidário, borboletário, viveiro de plantas, além das trilhas monitoradas (do palmito e das águas).

Coberto por uma vegetação com mais de 300 espécies de plantas, se destacam árvores históricas como Pau-Brasil, Imbaúba, Paineira, Jacarandá, Palmito Juçara, Angico, Urucum e Jatobá. O local conta ainda com espécies exóticas como Plátanos, Magnólia e diversas espécies de Palmeiras.

Além de abrigar a Secretaria do Meio Ambiente, o espaço também conta com um viveiro de plantas onde se cultiva cerca de 50 espécies, dentre elas arbóreas (porte alto), ornamentais (porte médio), forração (porte pequeno). Por mês são produzidas mais de 10.000 plantas de forração e parte delas são destinadas para auxiliar no paisagismo de parques, praças e jardins da cidade.

Borboletário – A atração mais apreciada do Jardim Botânico, o Borboletário Tropical Conservacionista Laerte Brittes de Oliveira é o único do estado de São Paulo aberto para visitações.  O local abriga borboletas das espécies Dryas Iulia (Julia), Caligo Ilioneus (Olho de Coruja) e Asciabuniae (Ascia). 

Outro atrativo é o orquidário, que além de abrigar diversas espécies de orquídeas, conta também com bromélias de diferentes cores e tamanhos. A estufa, que pode ser denominada como ‘o berçário’ das plantas, é o local onde se começa todo o processo de desenvolvimento. Já no canteiro de plantas medicinais encontram-se plantas como guaco e boldo, utilizadas para combater a tosse e a rouquidão.  Para visitar o local é necessário agendamento prévio na Secretaria de Meio Ambiente.  

Camila Ribeiro

 Serviço:

Jardim Botânico de Diadema

End.: Rua Ipitá, 193 – Jardim Inamar – Dias de visitação: terça (9 às 16h), quinta (9 às 11h), sexta (9 às 16h)

Agendamento prévio pelo telefone: (11) 4059-7600

Ir para o conteúdo