Publicado em 27/12/2022

Asfaltamento, canalização de córrego e investimentos em iluminação são algumas das ações da Secretaria de Obras 

A Secretaria de Obras tem tido um papel muito importante nos avanços de infraestrutura de Diadema. Em 2022, a atuação ocorreu em diversas frentes, como no asfaltamento de vias, canalização de córregos, pacotes de infraestrutura urbana e nova iluminação pública, entre muitas outras áreas.  Algumas dessas ações você pode conferir a seguir. 

Pavimentação de ruas

A secretaria seguiu acelerando a pavimentação das vias da cidade em 2022, ano em que foram recapeados 7,44 km (em extensão) de ruas, travessas, passagens ou avenidas, abarcando parcial ou totalmente 37 vias. Em área, o número é de 47,2 mil metros quadrados. Desde o ano passado, vias de diversos bairros – como Jardim Canhema, Vila Joaninha, Eldorado, Vila Nogueira, Taboão, Centro, entre outros – já haviam sido recuperadas.

Em um novo pacote de investimentos, já em implantação, praticamente todos os bairros da cidade serão contemplados até o ano que vem. O pacote abrange 16 vias com asfalto novo, num investimento de R$ 3,5 milhões. A primeira rua já está novinha em folha:  é a Antônio Ferreira, no Campanário, que não via asfalto novo havia 30 anos.

(Crédito: Mauro Pedroso)

Córregos Olaria e Grota Funda
A Prefeitura avança também nas obras e na limpeza de córregos da cidade, ações que contribuem para a melhoria ambiental e para a redução de enchentes no município. No caso do córrego Grota Funda e seus afluentes, na região do Eldorado, a obra está em fase final de conclusão. Já o córrego Olaria passou neste ano por limpeza e desassoreamento. Uma licitação para a canalização do córrego foi concluída em novembro, e o início das obras depende da renovação da licença ambiental, que está em andamento.

Outro destaque nessa área foi o desassoreamento (remoção de entulhos, areia, terra ou materiais afins) de trecho de córrego afluente da represa Billings, na região da viela Fortaleza.  

(Crédito: Dino Santos)


Pacote da Vila Joaninha
A Vila Joaninha tem recebido diversos investimentos da Prefeitura, o que tem trazido grandes transformações para a vida dos moradores.
A Avenida Nicola Imparato, principal via de acesso à Vila Joaninha, foi asfaltada, a creche Santa Rita inaugurada, e o bairro também recebeu sala de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e programas como Cultura na Rua e Adolescente Aprendiz. O plano ainda prevê a construção de um equipamento multiúso para abrigar atividades esportivas, culturais e de integração da comunidade, além de ações de regularização fundiária e construção de unidades habitacionais. 

(Crédito: Dino Santos)

Nova iluminação
A Secretaria de Obras também tem modernizado a rede de iluminação pública da cidade. Um exemplo disso são os sete núcleos habitacionais que contam com mais de mil novas luminárias em tecnologia LED nos postes, mais eficientes e sustentáveis que as antigas lâmpadas de vapor de sódio. Elas foram substituídas ainda em 2021, primeiro ano da gestão atual. A troca atendeu os núcleos habitacionais 18 de Agosto (Taboão), Nova Conquista (Piraporinha), Gazuza, Jardim Alba, Vila Nova, Vinicius de Moraes e XV de Julho (pertencentes ao bairro Casa Grande).

Outra frente de atuação é a troca das lâmpadas das quadras municipais, serviços que estão em andamento. Além disso, para agilizar os reparos na iluminação pública, a Prefeitura de Diadema contratou, via licitação, uma empresa para realizar a manutenção da iluminação pública: a Ilumiterra Construções e Montagens. A mudança se insere no objetivo estratégico da administração de continuamente aumentar a eficiência nos serviços de atendimento, manutenção e ampliação da rede de iluminação pública.

(Crédito: Adriana Horvath)


Avenida Casa Grande 

A retomada das obras na avenida Casa Grande no ano passado trouxe alegria para os moradores da região, e a ação seguiu com tudo em 2022. Quando finalizada, será a primeira avenida da cidade a ter um corredor voltado para ônibus municipais, passando por toda a extensão da avenida e também pela Rua Rio de Janeiro. Com isso, o transporte público ganhará rapidez e eficiência.
Além de ciclofaixas e ciclovias, o projeto contempla também recapeamento e reforma de calçadas e nova iluminação. Com o objetivo de coibir as enchentes, estão previstos serviços de drenagem, facilitando o escoamento subterrâneo das águas. Também será implementada uma nova sinalização viária nas duas vias, que contarão com projeto paisagístico.

(Crédito: Dino Santos)

Por Daniel Vasques