Prefeitura de Diadema

28 de janeiro de 2023

Projeto Lean é uma iniciativa do Ministério da Saúde, executada de forma colaborativa, e com finalidade de reduzir a lotação nos equipamentos

Com o intuito de agilizar o atendimento ofertado à população e reduzir a superlotação na Urgência e Emergência do Hospital Municipal de Diadema (HMD), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Urgência e Emergência, viabilizou a implantação do Projeto Lean nas Emergências, iniciativa do Ministério da Saúde realizada em parceria com o Hospital BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo.

A implantação do projeto é feita por fases. Na primeira delas, profissionais do BP vão realizar visitas constantes ao HMD para realizar diagnóstico, capacitação e implantar as melhorias para garantir mais eficiência nos processos. Essa fase tem duração de seis meses, em média, e após o término, o hospital passa por mais seis meses de acompanhamento para garantia dos resultados.

Para José Alexandre Buso Weiller, coordenador da Atenção Hospitalar e Urgência e Emergência em Diadema, essa é mais uma iniciativa da gestão para avançar com as melhorias no HMD. “Nosso foco é aprimorar os fluxos e processos internos de trabalho e, com isso, ter uma melhoria na capacidade operacional do hospital. Isso reflete diretamente na oferta de um atendimento mais resolutivo e acolhedor”.

O trabalho de implantação do projeto no HMD já começou. Entre os dias 16 e 17 de janeiro, três consultores da BP (Beneficência Portuguesa), estiveram na cidade, para em conjunto com a equipe do hospital municipal, realizar o Diagnóstico de Demanda e Capacidade (DDC).



Daniel Alberto Pereira, especialista em processos da Beneficência Portuguesa de São Paulo, participou dessa etapa. “Estive no Hospital de Diadema acompanhado dos colegas Ruan Fernandes e Sonia Pereira da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo pelo Projeto Lean nas Emergências. Foram dias com excelentes trocas de experiências com um time altamente dedicado e empenhado em melhorias nos processos. Coletamos e validamos infinitos dados por todo o hospital e identificamos excelentes oportunidades. Parabéns ao time pelo engajamento!”, relatou o profissional.

Já entre os dias 23 e 26 de janeiro, profissionais do HMD estiveram em São Paulo para participarem de uma capacitação oferecida na BP como parte das ações do GAPE (Gestão de Alta Performance nas Emergências). Ao todo, oito profissionais do hospital estão envolvidos na implantação do projeto. Bruna Bernardi foi uma das participantes. “O curso que realizamos foi muito importante e norteador para podermos iniciar o projeto Lean em nosso Hospital. A partir de agora faremos parte do Grupo GAPE. A responsabilidade vai ser grande e os desafios também, mas sem dúvida a recompensa será ainda maior”, destacou.

O que é?
O Projeto Lean nas Emergências é uma iniciativa do Ministério da Saúde executada pelo Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS) com o objetivo de reduzir a superlotação nas urgências e emergências de hospitais públicos e filantrópicos do Brasil. O projeto teve início em agosto de 2017, no chamado Ciclo 0 do projeto. No início de 2022, o Lean nas Emergências encerrou o 5º Ciclo, totalizando 128 instituições públicas e filantrópicas atendidas. Até o fim de 2023 a meta é atender 160 hospitais do sistema público de saúde do país. O Hospital Municipal de Diadema foi contemplado no 7º Ciclo.

Por Tatiana Ferreira
Fotos: Divulgação

Ir para o conteúdo