17 de abril de 2015

O grupo Violeiros de Diadema irá se apresentar a partir de amanhã…

Por Keila Macedo

O grupo Violeiros de Diadema irá se apresentar a partir de amanhã (15/4) em 15 escolas municipais, para os alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos). A atividade integra o Programa Cidade na Escola e o objetivo é valorizar a herança cultural sertaneja além de ampliar o repertório musical dos alunos e incentivar a leitura. Diadema tem 2.470 alunos matriculados no EJA.

Por meio da Secretaria de Educação de Diadema, o Programa Cidade na Escola oferece ampliação das oportunidades educativas com atividades culturais em diferentes linguagens como aula de circo, natação, oficina de hip-hop, grafite entre outros.

A primeira escola a receber os músicos é EMEB Dr. Átila Ferreira Vaz, no bairro do Eldorado. Durante a apresentação, o grupo fala sobre a chegada da viola no Brasil, os tropeiros, sua importância, sobre as poesias da gente simples do interior, sobre Cornélio Pires – o grande responsável por trazer a música caipira para os grandes centros, além de contar alguns  “causos” entre as músicas. Todas as apresentações serão realizadas a partir das 19h30 com duração de 1h.

Violeiros de Diadema

O grupo surgiu em abril de 2011, como oficina para o aprendizado da viola caipira em um Ponto de Cultura do município de Diadema. Hoje, conta 22 integrantes e busca, por meio da música caipira de raiz e tradicional, resgatar as práticas culturais ligadas às raízes rurais, à moda de viola, à terra, ao sertão, que se encontram submersas no imaginário individual e coletivo da população urbana.