8 de abril de 2015

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema, em conjunto com…

Por Heitor Bisi

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema, em conjunto com o Departamento Estadual de Trânsito do Estado de São Paulo (Detran), realiza nesta semana a segunda Operação Conjunta de Fiscalização de Veículos. A ação ocorrerá em via da Vila Nogueira e tem como objetivo verificar se a documentação dos automóveis (IPVA, Carteira de Habilitação, Seguro Obrigatório – DPVAT e Certificado de Licenciamento – CRLV) estão em dia. Além disso, serão verificadas as condições que cada veículo se encontra quanto à manutenção e aos itens de segurança (uso de capacete, validade do extintor de incêndio, presença do triângulo, “macaco” e outros equipamentos de segurança e sinalização).

A ação mobilizará 25 homens da GCM e seis do Detran, oito veículos de patrulhamento e apreensão (motos, viaturas e guinchos), sendo seis do órgão municipal e dois do estadual.

Na primeira Operação Conjunta, realizada no último dia 18 de março, na Avenida Fábio Eduardo Ramos Esquivel, sentido Centro, foram lavradas 44 autuações, apreendidos sete motos e um automóvel, sob o viaduto da Rodovia dos Imigrantes, em Diadema. No total, foram vistoriados 72 motocicletas e cinco automóveis.

A fiscalização conjunta também teve o apoio da Coordenadoria Regional dos Pátios de Veículos Apreendidos do ABC e da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) Diadema.

Projeto Transitando nos CFCs

A parceria é fruto do sucesso do Projeto Transitando nos CFCs (Centros de Formação de Condutores), desenvolvido pela GCM de Diadema junto a sete CFCs da cidade. Por meio de aulas teóricas e práticas, os guardas que atuam no trânsito orientam os futuros motoristas sobre legislação e direção segura. Desde que foi lançado em julho de 2014, o projeto já atendeu 1.100 alunos. A ação chegou ao conhecimento do órgão estadual, o qual enviou nota de elogio ao prefeito de Diadema, Lauro Michels, e, posteriormente, solicitou a realização da ação conjunta com a GCM.