19 de novembro de 2008

A Fundação Florestan Fernandes realiza a segunda edição do evento ‘Fundação Afro’. As atividades, que começam às 8h30 e vão até as 21h, têm por objetivo prestigiar todo o trabalho desenvolvido em sala de aula neste segundo semestre.

Os alunos puderam refletir sobre os elementos étnicos/ raciais por meio da exibição de filmes e da realização de oficinas, exposições e workshops. Uma das atividades que faz parte da programação é o workshop de Maracatu Rural e Ciranda orientado pelo educador de cultura popular e conselheiro do Fórum e da Cooperativa de Culturas Populares do Estado de São Paulo, Euzébio Junior, que pretende trabalhar uma parte deste universo trazendo a manifestação da cultura popular.

Durante as três horas de aula, serão apresentadas músicas relativas ao maracatu rural e à ciranda, além de danças populares propiciando momentos de troca de experiências entre o oficineiro e os participantes. Já no workshop de Maculelê, o público terá contato com o som de atabaques, tumbadoras e principalmente as grimas (bastões), trabalhando os paços, ritmos, gingas e cantos desta cultura.

A partir das 20h30, no pátio da Fundação Florestan Fernandes, os participantes do evento poderão dançar e se divertir em um samba de roda comandado pelo grupo “Jeito de ser”, com sambas clássicos e atuais. Para aqueles que preferem o cinema, será exibido, em duas sessões, das 10h às 12h e 13h às 15h, o filme “Vista a minha pele”, história que discute sobre racismo e preconceito racial. Após a exibição do filme, serão levantadas questões sobre as relações étnico-raciais no país e políticas de Ação Afirmativa.

A discussão será conduzida por Kiusam de Oliveira, pedagoga,doutora em educação pela USP, mestre em psicologia, bailarina, coreógrafa e coordenadora do Projeto Diversidade na Escola – Combate ao Racismo Institucional’, implantado na rede municipal de ensino de Diadema desde 2001.

Segundo a organização do evento está prevista  a participação de mais de 1000 pessoas nas 12 atrações que serão oferecidas durante todo o dia.

Camila Ribeiro

Serviço:

Florestan Fernandes

Rua Manoel da Nóbrega, nº 1149 – Parque 7 de setembro

Principais atividades do dia:

Workshop: Maracatu Rural e Ciranda

0h45 às 11h45 e 15h30 às 17h

Workshop: Jongo e Umbigada

9h às 10h30 e 13h45 às 15h15

Workshop: Maculelê

Workshop: contos africanos

9h30 às 11h30 e 15h às 17h