Prefeitura de Diadema

23 de dezembro de 2023

Fatinha Queiroz também destacou o avanço na democratização do acesso à informação e o estreitamento na relação entre Administração e moradores

A secretária de Planejamento e Gestão, Fatinha Queiroz, classificou 2023 como um ano muito importante para a cidade, pois a Prefeitura de Diadema conseguiu consolidar a continuidade dos investimentos em obras e políticas públicas, apesar dos problemas acarretados pela queda da arrecadação de impostos.

“Contornamos o aperto financeiro com soluções criativas e o resultado está sendo a melhoria das condições de vida da população. Dois fatores também colaboraram para esse bom resultado, um governo federal preocupado com as cidades, e o fato de recuperarmos a condição de fazer empréstimos”, disse ela.

A secretária afirmou que os esforços foram recompensados: “Dos 158 compromissos assumidos no Plano Plurianual Participativo, a maioria já foi entregue e os que faltam serão cumpridos dentro dos prazos do nosso planejamento”, comentou.

Ela lembrou que um dos programas do governo é o Diadema Conectada – responsabilidade de sua secretaria – e que está na fase final da instalação de cerca de 80 pontos de wi-fi livre e gratuita em toda a cidade. “É a democratização do acesso à informação, que potencializa a inclusão social”.

Outro destaque apontado por Fatinha Queiroz foi o aperfeiçoamento da relação entre o poder público e os moradores através do programa Bora Participar, que tem várias vertentes, entre elas a capacitação dos membros do Fórum de Participação Popular e a realização da segunda rodada das plenárias regionais.

Fórum e Bora Participar

Filippi e secretários prestam contas durante as plenárias regionais

O Fórum é uma ferramenta do programa Bora Participar e seus membros fazem a interlocução entre a Administração e a população para ajudar na formulação de políticas públicas e na articulação das políticas já existentes.

O Fórum também atua para integrar as ações com os conselheiros populares, as lideranças comunitárias e os usuários dos equipamentos públicos, aumentando a eficiência e a transparência da gestão pública.

Entre os meses de julho e agosto o prefeito José de Filippi Jr e os secretários participaram das cinco plenárias regionais do programa Bora Participar, quando prestaram contas das ações e programas desenvolvidos pela Administração e ouviram as demandas populares.

A secretária disse que esse relacionamento estreito com as pessoas é responsável por reduzir a margem de erro da gestão e recalibrar os programas implementados na cidade. “A cidadania ativa dos moradores reduz as desigualdades, aumenta a inclusão social e torna Diadema mais justa e mais humana”, conclui.

Fotos: Dino Santos e Mauro Pedroso

Ir para o conteúdo