19 de março de 2015

A Fiscalização do Departamento de Limpeza Urbana (DLU), da Secretaria…

Por Ricardo Cassin

A Fiscalização do Departamento de Limpeza Urbana (DLU), da Secretaria de Serviços e Obras, e a Guarda Civil Municipal (GCM) de Diadema apreenderam, por volta das 16h50 de sexta-feira (13/3), um caminhão modelo baú, descartando galhos e troncos de árvores na avenida Nicola Imparato, no Sítio Joaninha, no bairro Eldorado.

Na ocorrência foram apreendidos o caminhão e todo o material que estava sendo transportado. O motorista, W.M.S., que alegou morar no Centro de Diadema, foi liberado, mas enquadrado na Lei de Deposição Irregular de Resíduos nº 2336/04, artigo 7, parágrafo 1º, inciso III.  Por fazer o despejo em área de manancial e de preservação ambiental, o valor da multa será de R$ 6.100,00.

Programa Diadema de Cara Limpa

A apreensão acontece às vésperas do Programa Diadema de Cara Limpa entrar em operação (16/3), justamente no Eldorado, primeiro bairro a ser contemplado com a ação. Mas também passará por todos os bairros da cidade, a partir das próximas semanas, de acordo com cronograma elaborado. O calendário com as datas em que o Cara Limpa percorrerá cada bairro já está no site da Prefeitura.

O objetivo do programa é retirar entulho e bagulho colocados irregularmente nas ruas, como móveis, eletroeletrônicos e sobras de construções e reformas. Paralelamente, acontecerão roçadas nas praças, ruas, avenidas, escolas, além de hospitais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e centros culturais.

Diadema paga R$ 90,26 por tonelada de lixo coletado. É o menor preço da região. Mas, anualmente, o município gasta R$ 3.264 milhões apenas com o recolhimento de entulhos, valor que poderia ser investido em outras áreas, como Saúde e Educação, por exemplo.

A Prefeitura de Diadema orienta a população com campanhas sobre reciclagens e descartes de maneira adequada em ecopontos e avisos sobre multas, além de disponibilizar os telefones 4059-9900 ou 4059-9905 (das 7h às 16h) e 0800-770-5559, após esse horário, para denúncias.