Prefeitura de Diadema

Finanças

Responsável pela gestão dos  recursos monetários da administração, alinhando receitas e despesas.

Secretário

Francisco Funcia

A Secretaria de Finanças tem a responsabilidade pela gestão dos recursos monetários da administração, alinhando receitas e despesas para viabilizar serviços de diversas secretarias e manter a saúde financeira do município.

Para isso, mantém a eficiência na legislação tributária, com vistas a realizar a necessária arrecadação municipal e desenvolve programas para aumentar a receita do município sem onerar o munícipe e as empresas.

Entre os principais programas da atual gestão destacam-se a criação da Nota Fiscal Cidadã, a campanha de transferência de emplacamento de veículos para o município e a negociação de dívidas do contribuinte, com desconto de juros e ampliação do prazo para quitar o saldo devedor.

A Secretaria viabiliza a aquisição dos suprimentos necessários à administração, buscando o melhor preço e qualidade.

Além disso, faz parte das ações da pasta registrar e expor com transparência os controles contábeis e fiscais, alertando sobre as medidas a serem adotadas para atingir a excelência.

Os desafios da atual administração estão voltados para assegurar a busca de recursos e arrecadação de tributos, manter o compromisso com o equilíbrio fiscal aprimorando a prevenção e mitigação de riscos fiscais, contribuir para a manutenção do equilíbrio econômico e financeiro, combinar responsabilidade fiscal com atendimento às demandas e buscar excelência no atendimento ao cidadão. 

Desde o início do atual governo, destacam-se a implantação de serviços da Central de Atendimento na internet, a ampliação da Central de Atendimento e a inauguração do Poupatempo Diadema.