Prefeitura de Diadema

7 de fevereiro de 2024

Mais de 400 profissionais estiveram no Teatro Clara Nunes para receber formação promovida pela Secretaria de Educação

Educadoras da rede conveniada de ensino de Diadema participaram, na manhã de terça (6/2), de um encontro formativo no Teatro Clara Nunes, no Centro da cidade. Mais de 400 profissionais, responsáveis por 33 creches administradas por 11 entidades, lotaram o teatro e foram recebidos ao som de quatro integrantes da Lira de Diadema, que animou a plateia com alguns sucessos do cancioneiro nacional.

Mayara Portela, coordenadora pedagógica das creches conveniadas da Secretaria de Educação, ressalta que a formação é muito importante para esses profissionais, para que todos se mantenham atualizados. “A formação visa manter todos na mesma página. Temos muitos recém-formados, pessoas que ingressaram há pouco tempo, gente nova. É preciso integrá-los ao dia a dia nas creches.”

Ela compartilhou a concepção da Educação Infantil da rede de Diadema, bem como alguns documentos que norteiam o trabalho pedagógico (diretrizes curriculares, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/LDB e Base Nacional Comum Curricular/BNCC), e abordou pontos importantes para auxiliar os professores na relação com as crianças, como oferta de diversos materiais, o espaço como educador, o professor como facilitador na resolução de problemas e a importância do acolhimento como método de trabalho.

A secretária de Educação, Ana Lucia Sanches, reforçou a prioridade que Diadema dá a essa faixa etária. “Quando assumimos, em 2021, havia mais de 2 mil crianças na fila de espera por uma creche, hoje são menos de 500. Inauguramos cinco novas creches, abrindo 900 novas vagas. Estamos ampliando o atendimento com qualidade, e é isso que importa”, relatou. “Sabemos como é sério o trabalho desenvolvido pelas creches e pelas entidades sociais responsáveis pelas crianças da nossa cidade”.

Em novembro, o prefeito José de Filippi Junior anunciou um aumento de 10% nos valores repassados a cada uma das entidades conveniadas para 2024, em relação a 2023. A vice-prefeita, Patty Ferreira, fez questão de agradecer a todos. “O papel de vocês é crucial, porque muitas mães são solo, e só podem trabalhar para sustentar suas famílias porque têm onde deixar seus filhos durante o dia”.

Na opinião da coordenadora geral da Associação Beneficente Nova Conquista (ABENCO), responsável por uma creche na Vila Nova Conquista com 176 crianças, o encontro é um momento de troca e de levar a todos os educadores os conhecimentos necessários para a função. “É uma forma de unificar o trabalho pedagógico que é desenvolvido com as crianças, sem deixar ninguém para trás ou desatualizado.”

Tamires de Andrade Sousa é auxiliar de classe na Creche Navegantes, administrada pelo Instituto Dom Décio Pereira. Ela acredita que a visão trazida pela Secretaria na formação acrescenta e enriquece o conhecimento dos educadores. “É um outro olhar, que coloca a criança como protagonista do seu próprio aprendizado. Essa abordagem faz com que nós ouçamos a criança, e funciona melhor para o seu desenvolvimento, por isso é muito positiva”, concluiu.

Vacinação
Assim como ocorreu no dia 31 de janeiro, o Carro da Vacina da Secretaria Municipal da Saúde esteve no Teatro para imunizar os profissionais das entidades conveniadas. O objetivo é imunizar os educadores antes da volta às aulas. Foram aplicadas 50 doses contra a covid, 11 contra hepatite B, 10 vacinas tríplice viral, contra sarampo, caxumba e rubéola, 12 doses da dupla bacteriana, contra difteria e tétano e 13 contra a febre amarela, totalizando 96 doses aplicadas.

Texto: Alvaro Bodas
Fotos: Dino Santos

Ir para o conteúdo