Prefeitura de Diadema

21 de outubro de 2008

 Foto: Divulgação
 

Este ano, a “Mostra SESC de Artes” vai além dos muros das 15 unidades SESC do Estado de São Paulo. Os espetáculos, que integraram a programação da mostra em Santo André e São Caetano, tornarão o Teatro Clara Nunes e a Praça da Moça, de Diadema, em palco para as apresentações de teatro, literatura, artes visuais, música e dança.

O evento gratuito será realizado no dia 25, sábado, a partir das 11h.

Com a proposta de estimular diversos níveis de observação do espectador, deslocar a arte dos espaços habituais e apresentar trabalhos em diferentes escalas, a mostra teve seu encerramento nos SESC’s de São Paulo no dia 18 de outubro. Agora, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra e São Bernardo do Campo receberão os sete espetáculos que integraram a mostra.

Programação – O evento terá início com o teatro infantil “Felizardo” que narra a aventura heróica de duas crianças que se deparam com o reino da natureza e do folclore. A apresentação mistura música, atividades circenses e teatrais que passeia pelos caminhos da infância, desde o nascimento, o acordar para o mundo, até o encontro com as primeiras escolhas e responsabilidades. As canções do espetáculo foram criadas por Tata Fernandes, algumas em parceria com Zeca Baleiro e Nô Stopa, e são interpretadas pela Banda Mirim de São Paulo.  

A Quik Companhia de Dança de Minas Gerais traz para Diadema o espetáculo “Rua” que oferece um olhar sobre o homem urbano. A apresentação possui cerca de 30 minutos e explora cenas e situações diversas passadas na rua sob olhares que variam entre o cômico, lúdico, dramático, violento, mas sempre inusitado.

A Oigalê, Cooperativa de Artistas Teatrais de Porto Alegre, apresentará a peça teatral “Miséria – O servidor de dois estancieiros”. A história se passa no final do século XIX e conta à trajetória de um gaúcho dono de uma ferraria que ao morrer não consegue entrar no céu e nem no inferno e então decide vagar pela cidade.

Também haverá o show do ‘Quinteto Violado’, grupo musical de Pernambuco que traz em suas canções de MPB elementos musicais da cultura religiosa, unindo o erudito e o popular. Nos seus 35 anos de trabalho já gravaram 47 discos e participaram de festivais e excursões no Brasil e no exterior.

O Grupo Galpão de Minas Gerais traz a Diadema a apresentação teatral “Um Moliére Imaginário”. A comédia mostra o hipocondríaco Argan às voltas com as artimanhas de Belinha, sua segunda mulher, que pensa somente em sua morte e sua herança. Entre muitas cenas divertidas, conduzidas por uma criada, Moliére desnuda a hipocrisia social e os abusos da sabedoria médica. A trilha sonora é executada pelos próprios atores. 

“Na Tábua” é uma exposição do escritor Paulo Scott e pelo ilustrador Fabio Zimbres que alia literatura e ilustrações. A mostra itinerante ocupa o espaço público para divulgar a prosa, a poesia num diálogo com a imagem. Textos de Paulo Scott inspirados nas ilustrações dos artistas convidados (Jaca, Laerte, Allan Sieber, Caco Galhardo e Daniel Bueno) e desenhos de Fabio Zimbres ilustram textos dos autores convidados (Antonio Cicero, João Anzanello Carrascoza, Marçal Aquino, Joca Reiners Terron e João Paulo Cuenca). 

“Risco” é uma publicação cujo formato resgata a idéia de “galeria arte volante”. Em suas páginas circulam trabalhos de arte contemporânea de dez artistas, entre eles Apo Fousek, Antonio Bokel, Sesper, Rita Wainer, Wagner Pinto, Onesto e Mulheres Barbadas, sem intervenção ou mediação da palavra. A imagem pela imagem, o traço pelo traço, o risco pelo risco.

 

 

Claudia Mayara 

Serviço

Mostra Sesc de Artes –

Dia 25 de outubro 11h – Teatro Infantil “Felizardo” e Banda Mirim de São Paulo –  

Teatro Clara Nunes.15h30 – Dança “Rua” com Quik Companhia de Dança de Minas Gerais –

Teatro Clara Nunes.16h – Teatro “Miséria – O Servidor de dois Estancieiros” com Oigalê Cooperativa de Artistas Teatrais –

Teatro Clara Nunes.19h – Música “Quinteto Violado” de Pernambuco –

Teatro Clara Nunes.21h – Teatro “Um Moliére Imaginário”, do Grupo Galpão de Minas Gerais –

Praça da Moça.10h às 22h – Literatura “Na Tábua” de Paulo Scott, Fabio Zimbres e convidados –

Teatro Clara Nunes.10h, 11h, 14h, 15h – Artes Visuais “Risco” com vários artistas –

Teatro Clara Nunes.

Ir para o conteúdo