Prefeitura de Diadema

17 de outubro de 2008

A Organização Viva Melhor, grupo de apoio às mulheres mastectomizadas, com apoio da Prefeitura de Diadema, realiza no domingo (19), a ‘4ª Caminhada Contra o Câncer de Mama’.

 

A partir das 8h haverá concentração na Praça da Moça e será realizado um aquecimento conduzido por professoras do programa Mulheres em Movimento, da Secretaria de Esportes e Lazer.  A caminhada sairá da Praça da Moça e subirá a Rua Graciosa até a Avenida Sete de Setembro, seguindo em direção ao Parque do Paço. No parque, haverá atividades esportivas e  a partir das 10h  show com a cantora Emily.

 

Para o evento, a ONG confeccionou camisetas com o símbolo nacional contra o câncer de mama, além de faixas alusivas ao tema. A estimativa é de que mais de mil mulheres participem da atividade.  

 

Conforme Catarina Cailan de Oliveira, (76), coordenadora da Viva Melhor, a caminhada é importante para aumentar a conscientização sobre o câncer. “É fundamental que às mulheres façam o auto-exame para perceber alterações na mama, já que a detecção precoce de nódulos no seio aumenta as chances de cura”, reforça.

 

Segundo a dirigente, no trabalho que a Viva Melhor desenvolve ainda se depara com mulheres que não querem fazer o auto-exame nem as mamografias. “O medo da mulher é que seja detectado algum nódulo e haja necessidade de fazer uma mastectomia. Quando isso ocorre explicamos sobre a importância do tratamento e do diagnóstico precoce”, conclui.

 

Catarina Cailan viveu essa experiência e precisou fazer uma mastectomia.  Hoje, curada, trabalha na ONG para ajudar outras mulheres a superar os momentos difíceis e levantar a auto-estima.

 

A ONG Viva Melhor organiza palestras de prevenção ao câncer de mama pelo município e realiza atividades de artesanato e convívio social para mulheres com a doença. O local onde as atividades acontecem é cedido pela Prefeitura e os cursos são gratuitos.

 

Ana Machado

Ir para o conteúdo