5 de fevereiro de 2013

Diadema terá Carnaval de Rua

Por Renata Nascimento

Com o tema “Carnaval 2013 – É com esta alegria que Diadema avança”, a Prefeitura realiza uma festa diferente, o Carnaval de Rua. Neste ano, a comemoração vai acontecer um único dia (09/02), o sábado de carnaval. A partir das 18h, a avenida Dr. Ulysses Guimarães, na Vila Nogueira, vai virar palco para a apresentação das baterias das escolas de samba da cidade.

A festa começa com músicas típicas e as tradicionais marchinhas de Carnaval. Na abertura oficial, prevista para as 20h, o prefeito de Diadema Lauro Michels entregará a chave da cidade ao rei momo José Carlos Eleutério e os troféus de participação às agremiações. Neste momento, estarão presentes também a Corte de Carnaval, o secretário de Cultura e outras autoridades.

Após a abertura da cerimônia, o Bloco Afoxé dará início à festa, seguido por 11 baterias das escolas de samba de Diadema. As escolas terão cerca de 30 minutos para realizar sua apresentação e, no intervalo entre uma e outra, o DJ Feju tocará marchinhas de Carnaval. A previsão é que o desfile seja encerrado por volta das 5h da manhã de domingo.

Localização – O palco equipado com som e iluminação será montado próximo à Secretaria de Serviços e Obras.
Durante toda a extensão da avenida Ulysses Guimarães serão disponibilizados banheiros químicos para uso do público e 27 barracas para venda de alimentos e bebidas. Cerveja será comercializada somente em copos plásticos. A fiscalização ficará a cargo da Secretaria de Segurança Alimentar.

Além disso, estarão de prontidão ambulâncias do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para atendimento. Durante a noite de Carnaval, também serão distribuídos gratuitamente preservativos. Junto com a camisinha, serão dadas orientações sobre sexo seguro.

Acesso – O acesso dos foliões será feito pela avenida Ulysses Guimarães com a Roberto Gordon e com a Dona Ruyce Ferraz Alvin. Na entrada, as pessoas passarão por revista e não poderão portar nenhum objeto que pode se transformar em arma, como garrafas, guarda-chuva, correntes, peças pontiagudas ou cortantes. A segurança será feita pela Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM).

Trânsito – A partir da quinta-feira (07/02) começa a montagem do palco e serão interditados parcialmente trechos da avenida Ulysses Guimarães com as avenidas Deputado Osvaldo Moraes e Silva e Roberto Gordon.

No dia da festa, haverá interdição total de cinco pontos. São eles: avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível com Roberto Gordon, avenida Ulysses Guimarães com Piraporinha, avenida Antonio Dias Adorno com Dona Ruyce Ferraz Alvim, avenida D. Pedro I com Deputado Osvaldo Moraes e Silva e avenida Dona Ruyce Ferraz Alvim com rua Prudente de Moraes.

As alterações serão avisadas por meio de faixas informativas próximas a esses locais. Além disso, agentes do Departamento de Trânsito sinalizarão as interdições e auxiliarão os motoristas e pedestres em todas as vias interditadas e desvios para organizar o trânsito local, além de viaturas em locais estratégicos.

A festa é organizada e realizada pela Prefeitura de Diadema por meio das secretarias de Cultura, Defesa Social/Serviço de Defesa Civil, Governo, Saúde, Segurança Alimentar, Serviços e Obras, Transportes/Departamento de Trânsito, além do apoio da GCM e Polícia Militar.

Confira a programação completa da folia:
18h – Abertura para o público e acesso aos foliões
20h – Abertura oficial