12 de março de 2013

Atividades, que incluem mostra de cinema, acontecem a partir de 15 de março

Por Ana Maria Machado

A Secretaria de Cultura de Diadema promoverá ações culturais e educativas em parceria com o IV Festival Sul Americano da Cultura Árabe. O Festival é realizado anualmente entre 18 e 31 de março pela Biblioteca América do Sul – Países Árabes (Bibliaspa). O festival tem apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e será realizado em outras cidades brasileiras e do exterior.

A programação terá exposições, filmes e debates relativos à cultura árabe. Dentro da programação, o Cine Eldorado realizará uma mostra de cinema árabe com filmes de consagrados diretores de cinema como Abbas Kiarostami, Amos Gitai, Nadine Labaki, Majid Majidi e Avi Mograbi, entre outros. O uso do véu (Hijab) será tema de palestra.

Também serão realizados shows musicais com temática cultural brasileira e artistas locais, apresentação circense, teatro, oficinas literárias, palestras, e diversos eventos.

A abertura do IV Festival ocorrerá nesta sexta-feira (15/03), a partir das 18h30.

No dia serão abertas três exposições, sendo duas no Espaço Cândido Portinari do Centro Cultural Diadema e outra no Museu de Arte Popular (MAP). ‘Uma Terra Sem Povo Para Um Povo Sem Terra”, é uma exposição formada por 21 painéis criados por Nuno Coelho e Adam Kershaw e que reúne cartazes gráficos interativos sobre o conflito entre Israel e a Palestina. A exposição com charges realizadas por Carlos Latuff e que abordam temas sociais e políticos do Brasil e do Mundo, reunirá 32 quadros, ambas as exposições no Espaço Cândido Portinari, que fica localizado no saguão do Centro Cultural Diadema (CCD).

Já no Museu de Arte Popular também no CCD, será aberta a exposição ‘Um Olhar para Universo da Arte e da Cultura Árabe’, que reúne telas, tábuas de escrita árabe, instrumentos musicais, e tabuleiros de Gamão. Os objetos formam um expressivo conjunto e convidam o público a adentrar no universo da arte e da cultura árabe.

Outras atividades na abertura do Festival serão a Leitura de Poemas, por Alberto Chagas, e apresentações musicais. Os convidados são a Banda Jazz Sinfônica de Diadema; Movimento Hip Hop, com Jou Matéria-Rima e convidados; Dj Lovinil; além de apresentação do Trio Rabecado.

Trio Rabecado – Formado por Dalton Martins (rabeca), José Assunção (zabumba) e Vanderlei Cesário (triângulo), o “Trio Rabecado” propõe um resgate da sonoridade da rabeca como solista, relembrando o tempo em que foi o principal instrumento nos antigos bailes e folguedos espalhados pelo interior do Brasil antes da chegada do acordeon.

No repertório, o “Trio Rabecado” traz composições originais em diversos gêneros como forró, rastapé, baião, valsa, xote entre outros. Originária do extremo Oriente, a Rabeca entrou em Portugal e Espanha com a ocupação árabe no século VII e, posteriormente, foi trazida ao Brasil pelos jesuítas no século XVI, disseminando-se rapidamente de norte a sul do país e integrando importantes manifestações da cultura popular.

Apesar de possuir uma linguagem própria no Brasil, a música de rabeca ainda apresenta reminiscências e influências da música árabe, especialmente na música do sertão nordestino, onde esta influência está presente não apenas na música, mas também em diversos aspectos sociais e econômicos.

Confira programa completa aqui.

Abertura do IV Festival Sul Americano de Cultura Árabe
Dia 15 de março, 18h30
Local: Centro Cultural Diadema
Endereço: Rua Graciosa, 300 – Centro.