6 de março de 2013

Atividades serão ampliadas para creche e 4º e 5º ano do Ensino Fundamental

Por Renata Nascimento

A Prefeitura realizou na tarde desta sexta-feira (8/03), a aula inaugural de 2013 do Programa Cidade na Escola – Mais Educação, direcionado a alunos da rede municipal. O evento foi realizado no Circo Escola Diadema, localizado no Jardim União.

O público, formado por alunos, pais, estagiários e voluntários do programa, pode assistir a apresentações circenses de malabares, acrobacias aéreas e outras atividades circenses executadas pelos profissionais do circo e alunos da Escola Municipal Letícia Beatriz Pessa que participam do programa.

O secretário municipal de Educação agradeceu o empenho dos profissionais que participam do programa e apresentou as mudanças que vão acontece a partir deste ano. “A partir do segundo semestre, vamos ampliar as atividades para crianças de dois anos de idade, em creches municipais. Também serão oferecidas aulas de música e dança para alunos com idade entre nove e 10 anos”, explicou o coordenador da pasta.

O prefeito da cidade disse que o objetivo é ampliar e melhorar o programa já existe em Diadema. “Vamos levar o Cidade na Escola para todas as escolas da rede municipal. Neste ano, será feito o cadastramento das crianças matriculadas nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental 1 para que elas também possam participar de atividades”, afirmou o chefe do executivo.

Cidade na Escola – No programa, o tempo de aluno na escola é estendido em até nove horas diárias, sendo até cinco horas em sala de aula e as demais em atividades complementares de cultura, esportes, meio ambiente e letramento (Língua Portuguesa e Matemática) que podem ser realizadas dentro ou fora da escola.

O Mais Educação acontece desde 2009 em parceria com o Governo Federal. A contrapartida da Prefeitura é a remuneração dos educadores do programa.

Atualmente, 15 escolas do Ensino Fundamental participam do programa, atendendo cerca de quatro mil estudantes do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental 1, com idade entre seis e oito anos.

Até 2016, a Administração pretende expandir o Cidade na Escola – Mais Educação para toda a rede municipal de Ensino Fundamental I, que vai do 1º ao 5º ano, além de creche e Educação Infantil, cujos atendimentos são para crianças de dois a cinco anos de idade.

O que muda – A partir desse ano, o programa terá alterações. A primeira será a introdução de mais um dia letivo. Com isso, os alunos têm atividades de segunda a sexta-feira, com mais uma aulas de cultura e outra de letramento.

A coordenação passa a ser na perspectiva de cada unidade escolar sob diretriz pedagógica da Secretaria de Educação. Assim, a escolha/formação do tema geral a ser trabalhado durante as atividades será conduzida pela direção e coordenação pedagógica de cada escola.

Como participar – Podem participar do Cidade na Escola – Mais Educação crianças de seis a oito anos matriculados nas escolas participantes. Para isso, os pais ou responsáveis pelo aluno devem procurar a direção da unidade escolar e solicitar a adesão gratuita ao programa.

Escolas participantes

EMEB Anita Catarina Malfatti
EMEB Annete Melchioretto
EMEB Átila Ferreira Vaz