1 de julho de 2014

Por Julia Piraíno

O Observatório Econômico e do Trabalho de Diadema, que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, realizou na tarde de segunda-feira (30/6) o seminário com o tema: “O Setor de Cosméticos de Diadema e Região”. O município é um polo nacional de cosméticos e esta é uma das iniciativas para fortalecer, ampliar e consolidar o setor.

Diadema é a 2ª maior produtora da cadeia de cosméticos  do Estado de São Paulo e, atualmente, cerca de cem empresas são ligadas ao ramo e 15% da produção industrial da cidade é desse setor. A vantagem para a cidade é a geração de mais de mil empregos diretos. É a qualificação da mão de obra local. É o único município que tem um curso na FATEC relacionado ao segmento “Cosmético”.

Esta conferência é uma preparação para a 1ª Feira de Cosméticos de Diadema, que será realizada nos dias 19 a 21 de Agosto, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial (ACE). Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), João Carlos Basilio, o órgão pode auxiliar e incentivar na atuação das empresas do polo. “O setor está parado há algum tempo e agora foi retomado. É uma oportunidade de crescimento da área”.

Ainda foram ministradas palestras ligadas ao tema central com representantes de universidades e de associações. Os temas eram sempre ligados a trabalho, economia, mercado e indústria. A Dra. Esther Dainovskas da Secretaria Municipal de Saúde (Vigilância Sanitária) falou sobre vigilância sanitária e o setor de cosméticos.