30 de janeiro de 2013

Município levou propostas e solicitou investimentos para áreas como Esporte e Educação

Por Iara Luz e Renata Nascimento

O prefeito de Diadema se encontrou esta semana com o vice-presidente da República, Michel Temer, e com o presidente do Senado, José Sarney. O fato aconteceu, em Brasília, durante a participação do líder municipal no Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas – Municípios Fortes, Brasil Sustentável realizado entre os dias 28 e 30 de janeiro pelo Governo Federal com o objetivou de apresentar aos novos gestores os programas federais para os municípios. O encontro nacional de prefeito foi conduzido pela presidente Dilma Rousseff e teve a participação de 28 ministros de seu governo.

A conversa com Temer e Sarney foi para estreitar relações e também buscar inserir Diadema em programas federais que garantem melhorias para o munícipio. Ao vice-presidente o prefeito Diadema ressaltou a necessidade de unificação de tabelas usadas para a tomada de preços em licitações.

Em Brasília, o prefeito conheceu como funciona o Sistema de Convênios do Governo Federal (Siconv), que destina recursos para cidade com população entre 200 e 700 mil habitantes, e também o Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica que garante complementação a formação médica com bolsa de R$ 8 mil mensais, por 12 meses, para médicos que trabalham em periferias ou regiões de extrema pobreza. “Esse programa me chamou muito atenção porque ele vai de encontro com a nossa realidade. Vou pedir ao secretário da Saúde que avalie a possibilidade de Diadema ser inserida nele”, disse.

Outro encontro importante foi com o ministro do Esporte Aldo Rebelo. Ao titular da pasta o prefeito entregou reivindicação que visa implantar no município de um Centro de Formação de Atletas e ainda reforma em centros esportivos.Já o secretário municipal de Educação, Marcos Michels, que acompanhou o prefeito à Brasília, sua

tarefa foi protocolar no Ministério da Educação o pedido de trazer para Diadema dois programas federais: a escola de tempo integral e a escola bilíngue.