11 de novembro de 2008

As equipes esportivas de Diadema participam da ‘olimpíada caipira’, como é conhecida a 72ª Edição dos Jogos Abertos do Interior, um dos campeonatos mais importantes do Estado de São Paulo. Este ano a competição será sediada em Piracicaba, a 180 quilômetros da capital. A delegação de Diadema terá 145 pessoas, entre atletas, comissão técnica e organizadora.

As equipes classificadas irão competir nas modalidades de Handebol Masculino e Feminino, Capoeira Masculino,Ciclismo Masculino, Futsal Feminino, Basquete masculino, Jogo de Damas, Tae Kwon Do feminino e Vôlei masculino.

O vôlei em Diadema é conhecido como o carro-chefe da Escola de Esportes, programa mantido pela Secretaria de Esportes e Lazer de Diadema. Nos últimos anos, esta modalidade de esporte foi a mais representada por Diadema nas várias edições dos Jogos, em que obteve resultados como segundo lugar em 2002 e 2003, terceiro lugar em 2004 e quarto lugar em 2005 e 2006.

Os times do município obtiveram classificação para a disputa por meio da participação nos Jogos Regionais, competição anual realizada este ano na cidade de São Caetano no mês de julho.

Segundo Arcênio da Silva, diretor da Escola de Esportes, os equipamentos utilizados pelos atletas somados à motivação e qualificação da equipe técnica, feita por meio de intercâmbios com times de ponta da região, ajudarão na obtenção de melhores resultados. “A expectativa é que neste ano pelo menos 80% das modalidades cheguem às semi-finais” afirmou o diretor.

Os Jogos Abertos do Interior – A competição irá até o dia 23 de novembro. Serão 26 modalidades a serem disputadas pelos mais de 17 mil atletas distribuídos em 250 equipes. A abertura oficial dos jogos será na próxima quinta-feira (13), com o desfile de todas as delegações participantes.

A novidade  neste ano foi a criação da 2ª Divisão para os Jogos Abertos, na qual vão competir os melhores colocados desta categoria, que alcançaram uma boa colocação na 1ª Divisão dos Regionais mas não alcançaram pontuação para entrar na 1ª Divisão dos Abertos.

Camila Ribeiro