Prefeitura de Diadema

9 de novembro de 2023

A experiência do Programa Municipal de Agricultura Urbana de Diadema será mostrada em Mauá

Para quem quer ficar por dentro de temas importantes e atuais como segurança alimentar e nutricional, agricultura familiar, reforma agrária, hortas urbanas e comunitárias, além de outras questões pertinentes, chegou a hora! O Grande ABC vai sediar o evento regional “MDA -Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar com os Territórios”, neste sábado, 11/11, das 14h às 17h, no Auditório da FAMA – Faculdade de Mauá, na cidade de Mauá.

De acordo com o Escritório São Paulo do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, o objetivo do encontro “MDA com os Territórios” é apresentar as principais políticas públicas do Ministério e ouvir experiências, demandas e propostas das pessoas, Coletivos, Movimentos, Gestão Pública, Universidades e outras Instituições da região e adjacências.

O encontro conta com o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, da Universidade Federal do ABC, por meio do Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica, da Articulação de Agroecologia do ABCDMRR, entre outros.

A Prefeitura de Diadema também participa da organização do evento, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar, que coordena o GT – Grupo de Trabalho de Segurança Alimentar do Consórcio Intermunicipal.

Na oportunidade, Diadema vai apresentar a experiência bem sucedida do Programa Municipal de Agricultura Urbana, contextualizando esse trabalho no âmbito da Política de Segurança Alimentar e Nutricional da Prefeitura.

O encontro é aberto ao público em geral e não precisa fazer a inscrição antecipada.

Mas, quem quiser preencher antecipadamente o formulário, vai poder orientar melhor a organização. Para tanto, basta clicar no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScXS-YpuZ-mYCtyFOyZHdGHAKMDQV9vraGhx9xbfgEIP-MPWg/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

Programa de Agricultura Urbana de Diadema

Por meio do Programa Municipal de Agricultura Urbana, a Prefeitura incentiva a implantação de hortas visando a produção agroecológica dos alimentos e a ocupação de espaços ociosos de forma sustentável, possibilitando o acesso à alimentação saudável, a geração de renda e a preservação do meio ambiente.

Para isso, são estimuladas algumas modalidades de Hortas: comunitárias, ocupacionais, educacionais e domésticas.

Horta Comunitária fortalece o vínculo comunitário e valoriza a cultura popular; Horta Ocupacional tem a função terapêutica em tratamentos de saúde; Horta Educacional tem o objetivo pedagógico de incentivar a construção de hábitos alimentares saudáveis e envolver educandos na construção de novos saberes; e Horta Doméstica ou Horta em Casa são aquelas que utilizam espaços residenciais como lajes e quintais para cultivo de temperos, ervas medicinais e hortaliças, incentivando melhores hábitos.

SERVIÇO
“MDA com os Territórios”
Data: 11 de novembro de 2023 (sábado)
Horário: 14h às 17h
Local: Auditório da Faculdade de Mauá – FAMA
Rua Vitorino Dell’Antonia, 349 – Vila Noêmia – Mauá/SP

Por MarcosLUiz
Fotos Dino Santos, Igor Andrade e Adriana Horvath
09/11/2023

Ir para o conteúdo