Publicado em 09/12/2022

Marca é histórica no município; meta do governo do prefeito José de Filippi é criar 1.600 novas vagas durante o seu mandato e atender mais de 80% das crianças de 0 a 3 anos da cidade, superando a meta do Plano Nacional de Educação

A Secretaria de Educação de Diadema vai encerrar o ano de 2022 com uma marca histórica na cidade: a inauguração de três novas creches que criaram 307 vagas. As novas unidades ficam na Vila Nogueira (167 vagas), na Vila Joaninha (100) e na Vila Conceição (40). Todas essas ações integram o programa Creche Lugar de Criança, que vai criar 1.600 novas vagas até o final de 2024. Com isso, a cidade vai atender 82,5% das crianças de 0 a 3 anos, superando a meta de 50% estipulada pelo Plano Nacional de Educação (PNE).

“A creche é um direito da criança e o que a gente quer é uma educação de qualidade, com alimentação de qualidade, uniforme de qualidade, escolas de qualidade. É em busca disso que trabalhamos, todos os dias”, destacou a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches. “A gente assumiu a cidade e encontramos um cenário muito desolador de desmonte das políticas públicas educacionais. Aos poucos vamos reconstruindo tudo”, completou.

Uma reorganização das unidades escolares também permitiu aumentar a oferta de vagas. No total, desde 2021, já foram abertas mais de 700 vagas. Além das novas unidades, a Secretaria de Educação investiu durante todo o ano fortemente na formação das equipes que atuam nas creches. “A educação infantil é fundamental para a primeiríssima infância. Ter possibilidades educativas, com propostas pedagógicas, é garantir para essa fase o direito aos estímulos pertinentes à faixa etária”, detalhou a secretária.

Ana Lucia destaca a parte prática das formações, que levam os professores para ambientes que simulam o que eles podem abordar em salas de aula, tirando o aprendizado do teórico. “Experimentar, explicar, vivenciar as práticas durante a formação é o que vai garantir que tudo o que é discutido em termos de capacitação chegue até a pessoa mais importante que é o estudante, a criança”, completou.

Para o ano que vem, a meta é criar mais 450 vagas para crianças de 0 a 3 anos. “Estamos também construindo o Quarteirão da Educação, que vai juntar creche, escola, teatro, piscinas, quadras, transformar o bairro Promissão no lugar mais bonito da cidade e trazer atendimento de qualidade para mais de 1.800 pessoas”, concluiu a secretária.

Texto: Aline Melo
Fotos: Igor Andrade e Dino Santos