Prefeitura de Diadema

10 de fevereiro de 2024

A limpeza começou pelas escolas do bairro Eldorado, mas será executada em todas as 62 unidades de ensino municipal. Todos devem ajudar no combate ao mosquito da dengue!

A limpeza envolveu a parte interna e externa da EMEB Átila Ferreira

No combate direto ao mosquito da dengue e para deixar as escolas mais bonitas e organizadas, a Prefeitura de Diadema iniciou na manhã de hoje (10/02), na região sul da cidade, mutirão de limpeza dentro das unidades de ensino municipais e pintura do viário das ruas do entorno.

O “Mega Mutirão de Limpeza no Carnaval” começou cedo no bairro Eldorado. Às 7 horas da manhã, as equipes de roçada da Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, estavam dentro da EMEB Átila Ferreira de Vaz executando o corte do mato, removendo terra e areia trazidos pelas chuvas e tirando qualquer recipiente que possibilitasse ao aedes aegypti, como também é conhecido o mosquito da dengue, de fazer criadouro e espalhar a doença pela cidade.

Na parte externa do prédio, trabalhadores da Secretaria de Mobilidade e Transportes faziam a pintura de solo da rua Badejo, que fica na frente da unidade escolar. “Vamos deixar o entorno bem sinalizado para facilitar quem passa de carro e também para as crianças que estudam nesse prédio”, informou o responsável pela pasta Vanderly Lima. O secretário esclareceu que a sinalização realizada é uma manutenção periódica e que ela envolve todas as ruas onde estão localizadas as 62 escolas de Diadema.

Sinalização do viário no entorno da escola. Mais segurança para alunos e motoristas

Depois de concluída a limpeza na EMEB Átila Ferreira, as equipes do mutirão seguiram para EMEB José Martins da Silva, na rua Guatambus, e o mesmo processo foi feito. “A roçada é importante, porque além de deixar as áreas externas dos equipamentos limpas, também evita que o mosquito da dengue se multiplique. Além disso, na próxima quarta-feira, com a volta às aulas, depois do período de Carnaval, as crianças vão encontrar as escolas com a manutenção em dia”, afirmou a secretária de Educação, Ana Lúcia Sanches.

Vistorias – O prefeito José de Filippi Júnior acompanhou de perto o início do mutirão de limpeza no Eldorado. Às 9h30, acompanhado da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Diadema, Inês Maria, e de secretários municipais, ele chegou à EMEB Átila Ferreira onde conversou com trabalhadores que faziam a roçada e com moradores do entorno. O prefeito vistoriou o espaço todo e depois seguiu para a EMEB José Martins. Em seguida, foi acompanhar obras de recapeamento asfáltico que também está sendo executada na região sul.

O prefeito de Diadema pediu que todos ajudem a Prefeitura no trabalho de combate à dengue. “Neste momento do aumento de casos da doença no país, eu peço aos moradores de Diadema que colaborem conosco, não deixando água parada nos quintais e fazendo a limpeza necessária para combater o mosquito da dengue. Isso é muito importante, porque Diadema, hoje, é uma das cidades com menor índice de incidência de casos do estado de São Paulo”, disse.

Prefeito e secretária da Educação na EMEB José Martins. A Prefeitura está construindo uma nova entrada para a escola que vai trazer mais segurança para alunos e professores

Morador há muitos anos de frente da escola Átila Ferreira, Elizio Holanda de Carvalho aprovou a iniciativa da Prefeitura. “Limpeza é necessária e fundamental. Além de espantar os insetos, deixa a escola mais bonita e com a manutenção em ordem”, afirmou.

Para Tamires Campana, mãe de Geovana, que faz o terceiro ano do ensino fundamental na EMEB Átila, o mutirão de limpeza na escola é uma demonstração de que a unidade está sendo cuidada. “Além disso, é importante porque elimina os focos da dengue e também deixa o local mais agradável para os alunos. Minha filha tem dermatite de contato e com o mato cortado ela pode brincar melhor”, finalizou.

O mega mutirão continua na região sul e as próximas escolas que vão receber a limpeza são as EMEBs Chico Mendes e Tarsila do Amaral. Nesses locais o trabalho será concluído na próxima segunda-feira e depois ele segue para as escolas da região norte.

Por Iara Santos Luz

Fotos Dino Santos

Ir para o conteúdo