Prefeitura de Diadema

19 de fevereiro de 2015

A Secretaria de Defesa Social tem como meta planejar e coordenar políticas de gestão na área de segurança e bem-estar social, contribuindo com o trabalho de outras instituições. Sua atenção está também na formação de crianças e jovens como cidadãos. Para isso, busca a aproximação com os moradores e promove atividades como o Clubinho da Guarda durante as férias escolares, além da Campanha do Desarmamento Infantil que percorre as escolas municipais.

A Guarda Civil Municipal  está sob responsabilidade da Secretaria de Defesa Social. No final de 2013 foram entregues à GCM de Diadema mais 16 veículos, sendo 10 viaturas e seis motocicletas para o policiamento e incorporados 27 Guardas Civis Municipais (GCM) de Terceira Classe e 21 Guardas Civis Patrimoniais (GCP).

Hoje, o efetivo da GCM é de 225 homens e mulheres, 40 viaturas, 1 caminhão baú de apoio e 20 motocicletas, além de 64 câmeras de monitoramento instaladas , utilizados para reforçar a segurança da cidade em apoio às polícias Militar e Civil.

A Secretaria é responsável pelo Programa Diadema Legal (de combate à poluição sonora e controle do funcionamento de bares), pelo Cemitério Municipal, pela Mediação de Conflitos e também pela Defesa Civil (que presta assistência em casos de desastres naturais ou provocados pela ação humana e coordena a Campanha do Agasalho junto com outras secretarias).

Além dos balanços do Programa Diadema Legal e da Mediação de Conflitos  que oferecem subsídios para a implantação de novas atividades, a Secretaria também elaborou minucioso plano para redução de riscos, voltado especialmente para período de chuvas. Também com o apoio do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) implantou pluviômetros que permitem um monitoramento preciso das precipitações no município dia a dia.

 

 

 

Ir para o conteúdo