Prefeitura de Diadema

Cultura

A Secretaria de Cultura  de Diadema  tem como missão promover e 
preservar as manifestações artísticas e culturais da cidade criando
oportunidades de acesso às diversas linguagens  artísticas. O
município tem 10 centros culturais (sendo o maior deles o Centro 
Cultural Diadema que abriga o Teatro Clara Nunes) e oito bibliotecas.
O Museu de Arte Popular, Centro de Memória de Diadema, Casa da Música,
Complexo Cultural Eldorado (Cine Teatro, Biblioteca e Espaço Expositivo),
Circo Escola Diadema, Companhia de Danças de Diadema, Casa do Hip-Hop
são outros equipamentos relevantes na produção cultural da cidade.

Secretário

Deivid Couto

A Secretaria de Cultura de Diadema tem como missão promover e preservar as manifestações artísticas e culturais da cidade. Criar oportunidades de acesso à Cultura por meio de seu patrimônio histórico, das diversas linguagens artísticas e culturais, e das festas populares, desenvolvendo cidadania e bem-estar social através dos eventos e oficinas culturais. 

A Secretaria de Cultura, atualmente, conta com uma estrutura de cerca 130 funcionários, distribuídos entre 10 centros culturais, nove bibliotecas, dentre elas, a Biblioteca Olíria de Campos Barros (central) e a Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira, Museu de Arte Popular, Centro de Memória de Diadema, CEFOM – Centro de Formação Musical Olímpio Martins, Cine Eldorado, Circo Escola Diadema, Lira Musical de Diadema, Cia de Danças de Diadema, Casa do Hip-Hop e Serviços de Formação e Difusão Culturais.

Há uma programação mensal permanente na Agenda Cultural de Diadema que procura contemplar as mais diversas faixas de público, oferecendo espetáculos e shows para crianças, jovens e adultos, com artistas do grande circuito cultural, mas valorizando e incentivando principalmente o artista da cidade. 

Um dos canais de participação e atuação da produção nas ações culturais da cidade está contemplado no Conselho Municipal de Cultura, cuja composição inclui agentes de cultura, produtores culturais e munícipes atuantes na área.