7 de abril de 2015

A Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres de Diadema tem o papel de articular interesses comuns regionais para implementação e fortalecimento de políticas públicas de gênero por meio de diversas ações Uma delas foi o encontro do Mês da Mulher, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8/3), com caminhada e atividades voltadas para o público feminino.

Além disso, a Coordenadoria atua, junto ao Conselho Municipal da Mulher, na proposta e monitoramento de propostas de políticas públicas voltadas às mulheres, de modo transversal no governo municipal e em conjunto com movimentos sociais e sociedade civil.

Em 2013, houve a V Conferência Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, que sucedeu quatro pré-conferências realizadas nas regiões Norte, Sul, Leste e Centro da cidade. O objetivo do encontro foi promover o debate para elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.

As discussões foram divididas nos seguintes eixos: fortalecimento da autonomia econômica e financeira das mulheres e da igualdade de gênero no mundo de trabalho; enfretamento de todas as formas de violência contra as mulheres e educação inclusiva não sexista, não racista, não homofóbica para superação da desigualdade de direitos entre mulheres e homens. Cerca de 250 pessoas participaram do debate.

A vinda da Unidade Móvel Mulher Viver sem Violência do Governo Estadual para Diadema, em 2014, proporcionou às mulheres, principalmente as residentes na periferia da cidade, o atendimento relacionado às questões de violência doméstica e direitos familiares por uma equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, psicólogas, advogadas e educadoras.

Durante a permanência do ônibus itinerante (três dias) na cidade, foram atendidas aproximadamente 800 mulheres. Praça Lauro Michels (Centro), Praça Presidente Prudente (Eldorado) e Pátio do antigo Hospital Infantil (Jardim das Nações) foram alguns do locais por onde a Unidade Móvel passou.

Em 2014, também houve a participação da Coordenadoria no Fórum Nacional de Organismo Governamental de Políticas Públicas para Mulheres para discussão do tema Protagonismo dos Encontros de Organismos.

Como resultado, a Prefeitura de Diadema reassumiu o compromisso de enfrentar desafios como a desigualdade entre mulheres e homens e outras desigualdades sociais. Reafirmando o objetivo principal de avançar rumo a uma cidade mais cidadã para as mulheres e que assegure os itens previstos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Coordenadora: Silvana Guarnieri

E-mail: silvana.guarnieri@diadema.sp.gov.br