Prefeitura de Diadema

7 de abril de 2015

Diadema é a quarta maior cidade negra do país. Para trabalhar as políticas públicas afirmativas para discussão racial, combate ao racismo, ao preconceito e à discriminação, a Prefeitura possui a Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CREPPIR), sob coordenação do gabinete do prefeito. A entidade também está ligada aos movimentos negros da cidade, como o Movimento das Mulheres Negras do Campanário, a casa do Hip Hop (Centro Cultural Canhema), o Fórum Benedita da Silva e a Pastoral dos Negros Evangélicos do Brasil (PANEB), que é registrada e possui sede própria onde são realizadas atividades de recreação para crianças e atendimento médico a famílias cadastradas

Dentre os eventos oficiais da Coordenadoria estão as festas Águas de Iemanjá e Kizomba. A Festa Águas de Iemanjá reúne palestras, exposições e música da cultura afro. O evento é realizado em fevereiro, em homenagem à divindade, considerada a rainha do mar.

Em novembro, é promovida a Kizomba, instituída pela Lei Municipal 2.810 de 23 de outubro de 2008. A festa promove rodas de leitura, debates, apresentações de bandas e danças, saraus, seminários e exposições durante todo o mês, em comemoração ao Dia da Consciência Negra. O dia 20 de novembro também foi declarado feriado municipal em 2006, pela Lei 2.573 de 12 de dezembro daquele ano.

Coordenador: Jurandir de Souza
Email: jurandir.souza@diadema.sp.gov.br 

Ir para o conteúdo