Publicado em 07/01/2021

 Entre tantas outras atribuições, pode-se dizer que a Secretaria de Planejamento e Gestão é a responsável por dinamizar a atuação de todas as outras secretarias, por meio de articulação entre as pastas antes da execução de cada medida ou projeto. “Temos que ser os guardiães de um gestão pública eficiente”, resume a nova titular da pasta, Fátima Queiroz. 

Fatinha, como é conhecida, fala com a propriedade de quem acumula experiências importantes no setor. Formada em Ciências Sociais e especializada em gestão pública com ênfase em planejamento estratégico, a secretária sabe que todas as ações previstas no plano de governo passarão pela sua alçada. “O nosso trabalho é planejar e tornar possível a execução de todas as propostas apresentadas pelo governo à população. E é isso o que vamos fazer”, define.

Em que pese o desfavorável cenário social e econômico pelo qual se encontra Diadema (e grande parte das cidades brasileiras), a secretária sabe que o único caminho para colocar em prática os anseios do povo é incluí-lo nas decisões do Executivo. “Uma gestão participativa, ouvindo o que  população tem a dizer, é fundamental para que tomemos as decisões certas de acordo com a nossa capacidade orçamentária”, completa. 

Para Fatinha, será fundamental que todas as pastas também mantenham o diálogo permanente. “A articulação entre todas as secretarias é o caminho para o bom uso do dinheiro público e para que todas as medidas tomadas pelo Executivo englobem o maior número de áreas possíveis”.

Por Henrique Nunes